FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA ALUNOS COM CEGUEIRA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i3.5329

Palavras-chave:

didática , ensino de ciências , deficiência visual, cegueira , educação inclusiva

Resumo

As ferramentas didáticas adaptadas para alunos com cegueira podem ser alternativas capazes de possibilitar a compreensão de assuntos e conceitos complexos, facilitando o ensino de ciências naturais para os mesmos e contribuindo para inclusão destes em sala de aula. O presente estudo teve como objetivo, conhecer as ferramentas didáticas utilizadas no ensino de ciências para alunos com cegueira, do ensino fundamental ao médio. Através de uma revisão bibliográfica integrativa, que buscou por artigos que tinham como foco a elaboração e aplicação de recursos didáticos, voltados para alunos com deficiência visual no ensino de ciências. Foi feito um levantamento utilizando a plataforma de dados da CAPES com base nos descritores definidos, e com o auxílio dos filtros e por meio da leitura dos resumos, foram selecionados nove artigos que tratavam da temática, em seguida, realizou-se a organização e síntese dos dados. Os trabalhos selecionados, em sua maioria, optaram por apresentar ferramentas didáticas em forma de modelos pedagógicos táteis, o que evidenciou o potencial desses recursos adaptados como ferramentas metodológicas no processo de ensino e aprendizagem relacionados à ciência. A partir disto, pode-se então concluir a importância da utilização de ferramentas didáticas adaptadas para alunos com cegueira no ensino de ciências, visto sua eficácia na promoção e facilitação do ensino/aprendizagem, assim como, consequentemente contribui na inclusão destes alunos no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Thaíssa Chriszielen Vasconcelos dos Santos , Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (2023).

Luciene Amaral Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Educação (PPGE/CEDU/UFAL). Mestrado em Educação (PPGE/CEDU/UFAL). Especialização em Gestão de Recursos Humanos (FVG), especialização em Educação e Desenvolvimento Agrário (UNEAL), especialização em Tecnologia em Educação (PUC-RIO). Possui graduação em Pedagogia (UNEAL). Graduanda de Psicologia - UFAL. Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro do Grupo de pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE) UFAL/CNPq. Membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Tem pesquisas nas áreas de Desenvolvimento Humano, Educação Inclusiva, Educação Especial, Saúde Mental, TDAH e Autismo.

Márcio de Moura Cunha, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana, mestrado em Física pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Tem interesse em Física da Matéria Condensada, Mecânica Quântica em espaços curvos, e Informação Quântica. 

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Publicado

2024-12-06

Como Citar

SANTOS , Thaíssa Chriszielen Vasconcelos dos; SILVA, Luciene Amaral; CUNHA, Márcio de Moura. FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA ALUNOS COM CEGUEIRA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 01–19, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i3.5329. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5329. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS