FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA ALUNOS COM CEGUEIRA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v6i3.5329Keywords:
didactic tools; Science teaching; visual impairment; blindness; inclusive education.Abstract
As ferramentas didáticas adaptadas para alunos com cegueira podem ser alternativas capazes de possibilitar a compreensão de assuntos e conceitos complexos, facilitando o ensino de ciências naturais para os mesmos e contribuindo para inclusão destes em sala de aula. O presente estudo teve como objetivo, conhecer as ferramentas didáticas utilizadas no ensino de ciências para alunos com cegueira, do ensino fundamental ao médio. Através de uma revisão bibliográfica integrativa, que buscou por artigos que tinham como foco a elaboração e aplicação de recursos didáticos, voltados para alunos com deficiência visual no ensino de ciências. Foi feito um levantamento utilizando a plataforma de dados da CAPES com base nos descritores definidos, e com o auxílio dos filtros e por meio da leitura dos resumos, foram selecionados nove artigos que tratavam da temática, em seguida, realizou-se a organização e síntese dos dados. Os trabalhos selecionados, em sua maioria, optaram por apresentar ferramentas didáticas em forma de modelos pedagógicos táteis, o que evidenciou o potencial desses recursos adaptados como ferramentas metodológicas no processo de ensino e aprendizagem relacionados à ciência. A partir disto, pode-se então concluir a importância da utilização de ferramentas didáticas adaptadas para alunos com cegueira no ensino de ciências, visto sua eficácia na promoção e facilitação do ensino/aprendizagem, assim como, consequentemente contribui na inclusão destes alunos no ambiente escolar.
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