A BANDA DE MÚSICA: PRATICAS PEDAGÓGICAS E AVALIAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i2.5295

Palavras-chave:

Banda de Música , Pedagogia , Prática Musical , Ensino de Música

Resumo

O presente texto apresenta algumas questões envoltas no ensino e avaliação no âmbito das bandas de musica, A historia e influencia desses grupos são trazidas pelo menos desde que a corte real portuguesa desembarcou no Brasil. O pensamento tradicional metodológico ainda vigora em boa parte do pais, porem vem ganhando bastante espaço processos e praticas de ensino coletiva e que tenha um olhar mais humano e social, no entanto suas formas de avaliar o desenvolvimento dos alunos ainda são tradicionais e conservatorial. Deste modo ainda há um caminho longo a percorrer, porém o movimento educacional dentro das bandas de música está proporcionando uma mudança na visão das praticas pedagógicas

Biografia do Autor

Luiz Francisco de Paula Ipolito, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Graduado em licenciatura em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Mestre em Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso. Participou do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID. Participou como monitor voluntário do Projeto de extensão Iniciação musical voltada para a área de Sopros. Atuou como monitor na disciplina de Coletivo de Sopros. Atuou como tutor voluntário do curso preparatório para o vestibular de Licenciatura em Música à Distância da UFSCar. Experiência na área da educação como professor na rede básico de ensino, como músico participante em festivais de música em Ourinhos, Poços de Caldas e no Festival internacional de Jaraguá do Sul/SC. Membro do grupo de Grupo de Estudo e Pesquisa GP - Bandas - Grupo de Pesquisa Sobre Bandas de Música, sob coordenação de Fernando Vieira da Cruz a Linha de Pesquisa Linguística, Literatura, Artes e Cultura Latino-Americana do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura, como também do Grupo de Pesquisa Musica e Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Experiência na área Social, experiência como coordenador de polo sob ótica social e administrativa, de modo a realizar a articulação do atendimento ás crianças adolescentes e jovens alunos do Projeto Guri (Associação Amigos do Projeto Guri - AAPG). Foi presidente da Instituição Social Banda Sinfônica "União dos Artista Ferroviários" de Rio Claro/SP e Coordenador do Polo do Projeto Guri de Santa Maria da Serra, experiência como Professor de Arte Ensino Infantil, Fundamental e Médio, atuando como professor no Instituto Federal Campus Primavera do Leste com Oficinas de Música e coordenador do projeto Orquestra Primavera do Leste / MT e Professor de Arte junto a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso - SEDUC. Foi Assistente de Serviços Culturais pela Prefeitura Municipal de Primavera do Leste e responsável pela Associação Cultural Artística Primaverense e Regente da Cerrado Big Band. Atualmente é Professor no Departamento de Artes na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT e Regente no Instituto Ciranda - Música e Cidadania - Cuiabá/MT. Na área da pesquisa é membro dos grupos de pesquisa: Música e Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT e do GP bandas do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura - CLAEC.

Taís Helena Palhares, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Educação Artística Habilitação em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (1993), mestrado em Música pela Universidade Federal de Goiás (2002) e doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2010). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso, atuando no curso de Música - licenciatura e no Mestrado e Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) da UFMT. È educadora musical, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem e cultura, vocalizações de bebês, educação musical infantil, psicologia da música. 

Referências

ARDIM, V. L. G. Da arte à educação: A música nas escolas públicas 1838 – 1971. 2008. 322f. Tese (Doutorado em Educação). São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. Revista da ABEM, v. 22, n. 32, 2014.

BINDER, Fernando Pereira. Bandas militares no Brasil: difusão e organização entre 1808-1889. 2006. 132 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2006.

CISLAGHI, Mauro César. A educação musical no Projeto de Bandas e Fanfarras de são José (SC): três estudos de caso. Revista da ABEM, v. 19, n. 25, 2011.

COSTA, Manuela Areias. Música e História: as Interfaces das Práticas de Bandas de Música. Caminhos da História, Vassouras, v. 6, n. 2, p. 109-120, 2010.

COSTA, Manuela Areias. Música e história: um estudo sobre as bandas de música civis e suas apropriações militares. Tempos Históricos, v. 15, n. 1, p. 240-260, 2011.

DA CRUZ, Fernando Vieira; CARDOSO, Rafael. Banda de música e repertório: potencializando o ensino musical.

DA SILVA, Lélio Eduardo Alves. As bandas de música e seus “mestres”. Cadernos do Colóquio, v. 10, n. 1, 2009.

DOS SANTOS, Irene da Silva Fonseca; PRESTES, Reulcinéia Isabel; DO VALE, Antônio Marques. BRASIL, 1930-1961: ESCOLA NOVA, LDB E DISPUTA ENTRE ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA PRIVADA. Revista HISTEDBR On-line, n.22, p.131 –149. 2006.

FAUTLEY, Martin. Assessment in music education. Oxford University Press, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido . Editora Paz e Terra, 2014.

KATER, Carlos. O que podemos esperar da educação musical em projetos de ação social. Revista da ABEM, v. 12, n. 10, 2004.

NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo. O ensino coletivo de instrumentos musicais na banda de música. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, v. 16, 2006.

PEREIRA, José Antônio. A banda de música: retratos sonoros brasileiros. São Paulo: UNESP, 1999.

PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currículo. Revista da ABEM, v. 22, n. 32, 2014.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Identidade cultural, identidade nacional no Brasil. Tempo social, v. 1, p. 29-46, 1989.

SALLES, Vicente. Sociedade de Euterpe: as bandas de música no Grão-Pará. Brasília: Edição do Autor, 1985.

SEERIG, Lenise Menezes et al. Ações extensionistas na pandemia: experiência remota e retorno às atividades presenciais. Expressa Extensão, v. 26, n. 3, p. 150-155, 2021.

TOURINHO, Cristina. Ensino coletivo de instrumentos musicais: crenças, mitos, princípios e um pouco de história. ENCONTRO NACIONAL DA ABEM, v. 16, 2007.

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

IPOLITO, Luiz Francisco de Paula; PALHARES, Taís Helena. A BANDA DE MÚSICA: PRATICAS PEDAGÓGICAS E AVALIAÇÃO. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 01–13, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i2.5295. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5295. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO