A BANDA DE MÚSICA: PRATICAS PEDAGÓGICAS E AVALIAÇÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i2.5295

Keywords:

musical band; pedagogy; musical practice; music teaching.

Abstract

This text presents some issues involved in teaching and assessment in the context of music bands. The history and influence of these groups have been brought up at least since the Portuguese royal court arrived in Brazil. Traditional methodological thinking is still in force in a large part of the country, but collective teaching processes and practices have gained a lot of space and have a more human and social perspective. However, their ways of evaluating student development are still traditional and conservative. Therefore, there is still a long way to go, but the educational movement within music bands is providing a change in the vision of pedagogical practices

Author Biographies

Luiz Francisco de Paula Ipolito, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Graduado em licenciatura em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Mestre em Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso. Participou do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID. Participou como monitor voluntário do Projeto de extensão Iniciação musical voltada para a área de Sopros. Atuou como monitor na disciplina de Coletivo de Sopros. Atuou como tutor voluntário do curso preparatório para o vestibular de Licenciatura em Música à Distância da UFSCar. Experiência na área da educação como professor na rede básico de ensino, como músico participante em festivais de música em Ourinhos, Poços de Caldas e no Festival internacional de Jaraguá do Sul/SC. Membro do grupo de Grupo de Estudo e Pesquisa GP - Bandas - Grupo de Pesquisa Sobre Bandas de Música, sob coordenação de Fernando Vieira da Cruz a Linha de Pesquisa Linguística, Literatura, Artes e Cultura Latino-Americana do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura, como também do Grupo de Pesquisa Musica e Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Experiência na área Social, experiência como coordenador de polo sob ótica social e administrativa, de modo a realizar a articulação do atendimento ás crianças adolescentes e jovens alunos do Projeto Guri (Associação Amigos do Projeto Guri - AAPG). Foi presidente da Instituição Social Banda Sinfônica "União dos Artista Ferroviários" de Rio Claro/SP e Coordenador do Polo do Projeto Guri de Santa Maria da Serra, experiência como Professor de Arte Ensino Infantil, Fundamental e Médio, atuando como professor no Instituto Federal Campus Primavera do Leste com Oficinas de Música e coordenador do projeto Orquestra Primavera do Leste / MT e Professor de Arte junto a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso - SEDUC. Foi Assistente de Serviços Culturais pela Prefeitura Municipal de Primavera do Leste e responsável pela Associação Cultural Artística Primaverense e Regente da Cerrado Big Band. Atualmente é Professor no Departamento de Artes na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT e Regente no Instituto Ciranda - Música e Cidadania - Cuiabá/MT. Na área da pesquisa é membro dos grupos de pesquisa: Música e Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT e do GP bandas do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura - CLAEC.

Taís Helena Palhares, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Educação Artística Habilitação em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (1993), mestrado em Música pela Universidade Federal de Goiás (2002) e doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2010). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso, atuando no curso de Música - licenciatura e no Mestrado e Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) da UFMT. È educadora musical, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem e cultura, vocalizações de bebês, educação musical infantil, psicologia da música. 

References

ARDIM, V. L. G. Da arte à educação: A música nas escolas públicas 1838 – 1971. 2008. 322f. Tese (Doutorado em Educação). São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008. Revista da ABEM, v. 22, n. 32, 2014.

BINDER, Fernando Pereira. Bandas militares no Brasil: difusão e organização entre 1808-1889. 2006. 132 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2006.

CISLAGHI, Mauro César. A educação musical no Projeto de Bandas e Fanfarras de são José (SC): três estudos de caso. Revista da ABEM, v. 19, n. 25, 2011.

COSTA, Manuela Areias. Música e História: as Interfaces das Práticas de Bandas de Música. Caminhos da História, Vassouras, v. 6, n. 2, p. 109-120, 2010.

COSTA, Manuela Areias. Música e história: um estudo sobre as bandas de música civis e suas apropriações militares. Tempos Históricos, v. 15, n. 1, p. 240-260, 2011.

DA CRUZ, Fernando Vieira; CARDOSO, Rafael. Banda de música e repertório: potencializando o ensino musical.

DA SILVA, Lélio Eduardo Alves. As bandas de música e seus “mestres”. Cadernos do Colóquio, v. 10, n. 1, 2009.

DOS SANTOS, Irene da Silva Fonseca; PRESTES, Reulcinéia Isabel; DO VALE, Antônio Marques. BRASIL, 1930-1961: ESCOLA NOVA, LDB E DISPUTA ENTRE ESCOLA PÚBLICA E ESCOLA PRIVADA. Revista HISTEDBR On-line, n.22, p.131 –149. 2006.

FAUTLEY, Martin. Assessment in music education. Oxford University Press, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido . Editora Paz e Terra, 2014.

KATER, Carlos. O que podemos esperar da educação musical em projetos de ação social. Revista da ABEM, v. 12, n. 10, 2004.

NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo. O ensino coletivo de instrumentos musicais na banda de música. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, v. 16, 2006.

PEREIRA, José Antônio. A banda de música: retratos sonoros brasileiros. São Paulo: UNESP, 1999.

PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currículo. Revista da ABEM, v. 22, n. 32, 2014.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Identidade cultural, identidade nacional no Brasil. Tempo social, v. 1, p. 29-46, 1989.

SALLES, Vicente. Sociedade de Euterpe: as bandas de música no Grão-Pará. Brasília: Edição do Autor, 1985.

SEERIG, Lenise Menezes et al. Ações extensionistas na pandemia: experiência remota e retorno às atividades presenciais. Expressa Extensão, v. 26, n. 3, p. 150-155, 2021.

TOURINHO, Cristina. Ensino coletivo de instrumentos musicais: crenças, mitos, princípios e um pouco de história. ENCONTRO NACIONAL DA ABEM, v. 16, 2007.

Published

2024-08-30

How to Cite

IPOLITO, Luiz Francisco de Paula; PALHARES, Taís Helena. A BANDA DE MÚSICA: PRATICAS PEDAGÓGICAS E AVALIAÇÃO. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 01–13, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i2.5295. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5295. Acesso em: 18 nov. 2024.

Issue

Section

DOSSIÊ TEMÁTICO