Teoria e prática no ensino da história local: oficinas didáticas sobre a História do Piauí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.4186

Palavras-chave:

Ensino de História , Formação Docente, História Local, Piauí, São Raimundo Nonato

Resumo

O texto em questão discute as contribuições dos componentes prático- pedagógicos na formação do/a futuro/a professor(a)/pesquisador(a) de História a partir da articulação com as perspectivas teórico-metodológicas da História Local, presentes em Helder Macedo (2017) e Vilma de Lourdes Melo (2015) e com as concepções de prática docente debatidas especialmente por Selva Fonseca (2003) e Flávia Caimi (2007). O trabalho é resultado de uma experiência em que buscou-se articular os componentes Estágio Supervisionado III e Prática Pedagógica Interdisciplinar VIII ministrados para os alunos do oitavo bloco do curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual do Piauí, localizado no município de São Raimundo Nonato. A experiência enfatiza a elaboração e aplicação de oficinas didáticas sobre as Histórias do Piauí e do município de São Raimundo Nonato pelos(as) estagiários(as) em estreito diálogo com o uso das tecnologias digitais de comunicação e informação. Percebeu-se que o desenvolvimento das oficinas contribuiu para a reflexão acerca das perspectivas futuras em torno do ato de ensinar, do papel do(a) professor(a) que também é pesquisador(a), assim como do aprimoramento de habilidades voltadas para o trabalho em equipe.

Biografia do Autor

Cristiane Maria Marcelo, Universidade Estadual do Piauí - UESP

Professora Adjunta na Universidade Estadual do Piaui (UESPI) - Campus Ariston Dias Lima - São Raimundo Nonato - PI. Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2006). É mestre em História Social pela mesma instituição (2010). Doutora em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Atua nas áreas de História da América, História do Brasil Império e Ensino de História com interesse nos seguintes temas: construção do Estado; História e Biografias; Fronteiras e Fronteiriços (Indígenas, negros, mulheres, escravizados) no século XIX; Ensino de História e História Local; Ensino e História da América 

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Cia das Letras,2009.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Lei 9394/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 29 mar. 2022.

CAIMI, Flávia Eloisa. Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História. Revista Tempo, Niterói, v. 11, n.21, p. 17-32, jan-jun, 2007.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus,2003.

MACEDO, Helder Alexandre Medeiros de. De como se constrói uma história local: aspectos da produção e da utilização no Ensino de História. In: ALVEAL, Carmen Margarida Oliveira; FAGUNDES, José Evangelista; ROCHA, Raimundo Nonato Araújo (orgs). Reflexões sobre História Local e produção de material didático. Natal: EDUFRN, 2017, p. 57-81.

MELO, Vilma de Lurdes. Ensino de história local. In: História Local: contribuições para pensar, fazer e ensinar. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015, p.96-135.

SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997, p.79-91.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA-PI. Priorização Curricular - Ensino Médio-PI. Teresina, 2013, p.79-83.

SILVA, Cristiani Bereta; ROSSATO, Luciana. A didática da história e o desafio de ensinar e aprender na formação docente inicial. Revista História Hoje, São Paulo, v.2, n.3, p.65-85, 2013.

SILVA, Carlos Alberto Pereira (et. al.). Currículo do Piauí: um marco para a educação do nosso estado. RJ: Editora da FGV, 2020.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ. Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em História. São Raimundo Nonato, 2017.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ. Pró-Reitoria de Ensino e Graduação. Portaria n. 330 de 25 de novembro de 2020. Dispõe sobre orientações para o desenvolvimento da disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório dos cursos de graduação da UESPI, excepcionalmente no período letivo 2020.1.

Downloads

Publicado

2023-04-30

Como Citar

MARCELO, Cristiane Maria. Teoria e prática no ensino da história local: oficinas didáticas sobre a História do Piauí. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 01–17, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i1.4186. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4186. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS