Teoria e prática no ensino da história local: oficinas didáticas sobre a História do Piauí

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.4186

Keywords:

History Teaching. Local History.Teacher Training. Piauí. São Raimundo Nonato

Abstract

The current text discusses the contributions of the mandatory supervised training and the pedagogical practice in the training of the future history teacher/researcher from the articulation with the theoretical-methodological perspectives of local history. The work is the result of the experience of a project developed with the students of the eighth block of the Licentiate in History course at the State University of Piauí, in São Raimundo Nonato, while they were attending the Mandatory Supervised Training III and the Interdisciplinary Pedagogical Practice VIII components. The experience emphasizes the elaboration and application of didactic workshops, taught remotely, on the histories of Piauí and the municipality of São Raimundo Nonato in close dialogue with the use of digital communication and information technologies.

Author Biography

Cristiane Maria Marcelo, Universidade Estadual do Piauí - UESP

Professora Adjunta na Universidade Estadual do Piaui (UESPI) - Campus Ariston Dias Lima - São Raimundo Nonato - PI. Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2006). É mestre em História Social pela mesma instituição (2010). Doutora em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Atua nas áreas de História da América, História do Brasil Império e Ensino de História com interesse nos seguintes temas: construção do Estado; História e Biografias; Fronteiras e Fronteiriços (Indígenas, negros, mulheres, escravizados) no século XIX; Ensino de História e História Local; Ensino e História da América 

References

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Cia das Letras,2009.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Lei 9394/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 29 mar. 2022.

CAIMI, Flávia Eloisa. Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História. Revista Tempo, Niterói, v. 11, n.21, p. 17-32, jan-jun, 2007.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus,2003.

MACEDO, Helder Alexandre Medeiros de. De como se constrói uma história local: aspectos da produção e da utilização no Ensino de História. In: ALVEAL, Carmen Margarida Oliveira; FAGUNDES, José Evangelista; ROCHA, Raimundo Nonato Araújo (orgs). Reflexões sobre História Local e produção de material didático. Natal: EDUFRN, 2017, p. 57-81.

MELO, Vilma de Lurdes. Ensino de história local. In: História Local: contribuições para pensar, fazer e ensinar. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015, p.96-135.

SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997, p.79-91.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E CULTURA-PI. Priorização Curricular - Ensino Médio-PI. Teresina, 2013, p.79-83.

SILVA, Cristiani Bereta; ROSSATO, Luciana. A didática da história e o desafio de ensinar e aprender na formação docente inicial. Revista História Hoje, São Paulo, v.2, n.3, p.65-85, 2013.

SILVA, Carlos Alberto Pereira (et. al.). Currículo do Piauí: um marco para a educação do nosso estado. RJ: Editora da FGV, 2020.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ. Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em História. São Raimundo Nonato, 2017.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ. Pró-Reitoria de Ensino e Graduação. Portaria n. 330 de 25 de novembro de 2020. Dispõe sobre orientações para o desenvolvimento da disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório dos cursos de graduação da UESPI, excepcionalmente no período letivo 2020.1.

Published

2023-04-30

How to Cite

MARCELO, Cristiane Maria. Teoria e prática no ensino da história local: oficinas didáticas sobre a História do Piauí. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 01–17, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i1.4186. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4186. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS