Diagnóstico do perfil profissional demandado para o Técnico em Agropecuária no município de Cristalina-GO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.3976

Palavras-chave:

Questionário participativo, Competências, Habilidades

Resumo

O Técnico em Agropecuária é um profissional que possui conhecimentos e saberes relacionados à produção agropecuária, sendo sua atuação importante para o Brasil, tendo em vista que o país se destaca como os principais exportadores de produtos agropecuários do mundo. Com isso, torna-se importante manter atualizada a organização curricular dos Cursos Técnicos em Agropecuária para melhor atender as demandas destes profissionais. O objetivo deste trabalho foi elaborar e aplicar um questionário para diagnosticar as habilidades demandadas pelo mundo do trabalho para o profissional Técnico em Agropecuária. Espera-se que os resultados obtidos com este trabalho possam subsidiar a elaboração e/ou atualização dos projetos pedagógicos desses cursos em todo o Brasil. A técnica de investigação utilizada foi dividida em seis fases: I – Identificação, no projeto pedagógico, dos componentes curriculares do curso; II - Definição das cinco principais habilidades desenvolvidas em cada componente curricular; III - Elaboração de questionário para aplicação em entrevistas; IV - Aplicação do questionário por meio de entrevistas com produtores e empresários agropecuários locais; V – Tabulação dos dados e VI -Análise dos dados. Os resultados obtidos mostraram-se suficientes para serem utilizados como subsídio na reformulação do projeto pedagógico do curso.

Referências

BARBOSA, G. J. Técnico Agrícola: um século de profissão. 2010. Disponível em: http://www.fenata.com.br/site/index.php. Acesso em: 28 dez. 2022.

BRASIL. Lei n° 9.394/96. Base da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 jan. 2023.

BRASIL. Lei nº 11.892/08. Rede Federal de Educação. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília: 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 15 jan. 2023.

BRASIL. Lei 12.527/11. Lei do Acesso à Informação. Regula o acesso a informações. Brasília: 2011. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm. Acesso em: 22 nov. 2022.

BRASIL. Lei 13.005/14. Plano Nacional de Educação. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília: 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 05 jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578. Acesso em: 15 dez. 2022.

CANCIAN, R. A. S. Perfil e empregabilidade dos egressos dos campi Agropecuários de Colorado do Oeste e Ariquemes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. 2016. Disponível em: https://repositório.unb.br//handle/10482/21683. Acesso em: 19 jan. 2023.

CASTANHA, R. G; MIRANDA, A. F. C.; PONTES, L. A. O setor de consumo cíclico segundo ações negociadas na B3: O segmento de eletrodomésticos, produtos diversos, tecidos, vestuário e calçados. Colloquium Socialis, v. 03, n. 4, 2019. https://revistas.unoeste.br/index.php/cs/article/view/3321

GATTI, B. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, n. 30, v. 1, 2004.

CFTA – Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas. Áreas de Atuação do Técnico Agrícola. 2022. Disponível em: https://www.cfta.org.br/. Acesso em: 29 dez. 2022.

IBGE. Cidades. 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/cristalina/panorama. Acesso em: 12 jan. 2023.

IF Goiano. Cursos Técnicos. 2022. Disponível em: https://ifgoiano.edu.br/home/index.php/tecnicos.html. Acesso em: 08 jan. 2023.

MALAFAIA, G. C.; FRAINER, D. M.; CASAGRANDA, Y. G.; AZEVEDO, D. B. Research, Society and Development, v. 10, n. 5, 2021. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/14668

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5 ed. 2003. São Paulo: Atlas. 311 p.

MENDES, W. G.; PASQUALLI, R. Impactos na trajetória de egressos do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Técnica Agrícola Vale da Uva Goethe. Research, Society and Development, v. 10, n. 9, 2021. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9269/15854

MEC. Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos. 2022. Disponível em: http://cnct.mec.gov.br/cursos/curso?id=205. Acesso em: 18 dez. 2022.

PASQUALLI, R.; SILVA, V. D.; SILVA, A. L. D. Limites e potencialidades de materialização do currículo integrado: uma análise dos planos de ensino e

diários de classe. Revista Contexto em Educação, n. 34, v. 109, p.104-120, 2019. https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/7631

SOUZA, S. C. L. D. A contribuição da educação profissional para a inserção dos alunos no mercado de trabalho da microrregião do extremo sul Catarinense: caso IFET Campus Sombrio. 2010. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Recor d/UNB_3a86cc74bb644c66c7ebeb9c0eec6d46. Acesso em: 05 jan. 2023.

VIELLA, M. A. L.; MENDES, W. G.; PASQUALLI, R. Egressos dos cursos técnicos em Agropecuária: análise das produções acadêmicas. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, 2020. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9242/8214.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2023-04-30

Como Citar

SOUZA, Álvaro Henrique Cândido de; MENDONÇA, Yasmine Candida da Mata; JUSTINO, Rogério; SANTOS, Georgia Silva; MARQUES FILHO, Wolff Camargo; PINTO, Werusca Marques Virote de Sousa. Diagnóstico do perfil profissional demandado para o Técnico em Agropecuária no município de Cristalina-GO. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 01–20, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i1.3976. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/3976. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS