Experiência e docência: inquietudes sobre a formação em tempos de clicativismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.3865

Palavras-chave:

digital, Experiências, Formação docente

Resumo

O artigo retoma as discussões sobre a reflexão docente e as experiências vivenciadas em tempos líquidos (onde o clicativismo e mercantilização se fazem presentes) compreendendo-as como conhecimento significativo e potente para sua aprendizagem a partir da alternância (alter-ego). Deste modo, pensar sobre os impactos que as ferramentas digitais têm engendrado no cotidiano das escolas ao deparar-se com os sentidos ativos e hiperativos que o digital produz e seus latentes efeitos se faz necessário, pois a atenção ao conhecimento acadêmico parece ter sido perdida em detrimento das potencialidades oferecidas pelas redes. Sendo assim, olhar para o professor e seu espectro de ação (que inclui elementos da saúde mental, emocional, relacional, além de outros), se faz célere ao exercício formativo, pois, diz sobre o tempo de pensar, um debruçar na compreensão conceitual produtiva entre o homem e a máquina.

Referências

REFERÊNCIAS

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos numa escola reflexiva. São Paulo, Ed. Cortez, 2011.

BAUMAN, Zygmunt – A crise do sistema que hipoteca o mundo – G1.Globo. com/Jan. 2012.

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: Educação democrática para um futuro humano. Trad. Rozaura Exchenberg. Belo Horionte: Autêntica Editora, Coleção Educação: Experiência e sentido, 2013.

BONDÍA, Jorge Larossa – Como o afeto e a experiencia afetam a educação. 3º. Congresso LIV virtual/nov.2021

CARNEIRO, Kleber Tuxen; SILVA, Bruno Adriano Rodrigues da; REIS, Fábio Pinto Gonçalves dos. Experiências formativas advindas do programa residência pedagógica em uma universidade federal mineira. Revista profissão docente, v.22 (47), 01-25, 2022.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 edição. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1987.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. 2ª ed. ampl. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

HAN, Byung-Chul. Favor fechar os olhos: em busca de um outro tempo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. Texto publicado em NÓVOA, António (Coord.). "Os professores e a sua formação". Lisboa: Dom Quixote, 1992. ISBN 972-20-1008-5. pp. 13-33. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/4758. Acesso em 31Out. 2020.

PITANO, Sandro de Castro. Cultura de resistência: Paulo freire e a educação na (Ciber)cultura contemporânea. São Leopoldo. Casa Leiria, 2022

_________. Pedagogia do Oprimido. 5ed. Rio de Janeiro; Paz e Terra. 1978

PINTO, Vinícius Soares. COSTA. Daianny Madalena. Educação para o bem comum: uma contraposição à globalização neoliberal. Revista Educação e Cultura Contemporânea. v. 19, n. 58, p. 407-424, 2022. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/9760/47968297 Acesso em 28/10/2022.

SARAIVA, Karla; LOUREIRO, Carine B. - Da inclusão digital ao digital que inclui. Cadernos de Educação – Faculdade de Educação – UFPel, n.62, jul/dez, 2019. P. 57 -72. – ISSN: 2178-079X – DOI: HTTPS://DOI.ORG/10.15210/CADUC.V0I6.19144 Acesso em: 31/10/2020

SIBILIA, Paula – O show do eu. 2ª. ed. Rio de Janeiro. Contraponto, 2016

Downloads

Publicado

2023-04-30

Como Citar

MACHADO, Alice Mattos; COSTA, Daianny Madalena. Experiência e docência: inquietudes sobre a formação em tempos de clicativismo. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 01–16, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i1.3865. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/3865. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS