Escolas bíblicas dominicais presbiterianas de Teresina e suas práticas educativas para a cidadania (1936-2019)
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i1.2945Palavras-chave:
História da Educação, Igreja Presbiteriana, PiauíResumo
Nas Igrejas Protestantes brasileiras, aos domingos, são realizadas aulas nas suas Escolas Dominicais. Por isso, buscou-se desenvolver pesquisa acerca das principais práticas educativas realizadas nas Escolas Dominicais presbiterianas de Teresina, Piauí, Brasil, nos anos de 1936 até 2019. Para efeitos do presente artigo, desenvolveu-se pesquisa histórica, que tem como problema de pesquisa: as práticas educativas das Escolas Dominicais de Teresina são capazes de formar o indivíduo para o exercício da cidadania? Elegeu-se como objetivo geral: apresentar as práticas educativas para a cidadania desenvolvidas nas Escolas Dominicais presbiterianas de Teresina. Como objetivos específicos, buscou-se: mapear os principais materiais didáticos utilizados na mediação dessas práticas educativas; identificar as principais práticas educativas desenvolvidas nessas Escolas e analisar a importância da educação fornecida nessas Escolas para o exercício da cidadania. Dentre as justificativas, destaca-se a necessidade de se historiar as pouco conhecidas práticas educativas das Escolas Dominicais presbiterianas. Adotou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa histórica de cunho documental, bibliográfico, tendo a história oral como método de investigação, tendo-se como referencial teórico autores oriundos da Nova História Cultural, tais como, Burke (2011), Le Goff (2013), Alberti (2013) e Thompson (1992). De igual modo, utilizou-se os pressupostos teórico-metodológicos de Ginzburg (1989), no tocante ao método indiciário.
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