ENTREVISTA COM A PROFESSORA DOUTORA RHONDA COLLIER, POR ALEXANDRA LIMA DA SILVA

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.5024

Mots-clés :

Tuskegee University, universidades historicamente negras, resistência, educação

Résumé

A entrevistada, Dra. Rhonda Collier, é docente na University University, e aborda temáticas como: pertencimento; identidade e os significados de pertencer a uma universidade historicamente negra nos Estados Unidos. Entrevista concedida à professora Alexandra Lima da Silva.

Biographie de l'auteur

Alexandra Lima da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

"Cria" da escola pública (com orgulho). Doutora em Educação (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ProPed, 2012), mestra em História Social (Universidade Federal Fluminense/2008), instituição na qual me graduei (bacharelado e licenciatura em História, 2006). Realizei pesquisa de doutorado sanduíche na Universidad de Alcalá (Espanha, 2011),com bolsa CAPES. Fui bolsista doutorado nota 10 da FAPERJ (2011-2012). Atuei como professora adjunta no Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (2013-2015), PPGHIS/UFMT(2014-2016) e ProfHist/UFMT (2015-2018). Fui professora visitante na University of Illinois Urbana-Champaign (Estados Unidos), com bolsa CAPES (PVE Júnior Edital n. 45/2017), no período de janeiro a dezembro de 2019. Realizei pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense com bolsa do CNPQ (2021-22). Realizei missão de pesquisa na Universidad Autónoma de San Luis Potosí/México (CAPES PrInt/2022). Atualmente sou professora associada na Faculdade de Educação da UERJ e professora permanente no ProPed/UERJ. Fui subchefe (2020-2021) e chefe do departamento de Ciências Sociais e Educação (DCSE/EDU/UERJ/2021-2023). Sou conselheira universitária eleita (Representante docente pelo CEH, biênio 2021-2023 e representante docente pela Faculdade de Educação, biênio 2023-2025). Orientei dissertações de mestrado e teses de doutorado em programas de pós-graduação nas áreas de História e Educação. Sou Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ desde 2015 (com renovação em 2018 e 2023); Procientista da UERJ desde 2017 e Bolsista de Produtividade do CNPq desde novembro de 2022 (área de História). Coordenei projetos de pesquisa contemplados em editais da FAPEMAT, FAPERJ, CNPq e CAPES. Tenho produzido livros e artigos nas áreas de História e Educação, com especial atenção aos campos História da Educação e do Ensino de História. Sou escritora de literatura infantojuvenil, tendo inúmeros livros publicados no gênero. Tenho produzido livros com acesso aberto, para a divulgação científica, os quais estão disponíveis no site: https://sementesdebano.com.br/. Compreendo educação como direito humano e um dever do Estado. Defendo a democratização do conhecimento histórico e o direito à memória de grupos historicamente silenciados, para que "nunca esqueçamos todos aqueles que sofreram e morreram porque afirmaram o seu direito humano básico de serem livres"

Références

Gates Jr., Henry Louis, and Smith, Valerie A. The Norton Anthology of African American Literature. 3rd ed. New York: W.W. Norton, 2014.

_____ et ali. Call and Response: Key Debates in African American Studies. ‎ W. W. Norton & Company, Inc., 2008.

Téléchargements

Publiée

2023-12-18

Comment citer

SILVA, Alexandra Lima da. ENTREVISTA COM A PROFESSORA DOUTORA RHONDA COLLIER, POR ALEXANDRA LIMA DA SILVA. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01–05, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i3.5024. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5024. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

ENTREVISTA