Interview with professor Rhonda Collier, by Alexandra Lima da Silva

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.5024

Keywords:

Tuskegee University, universidades historicamente negras, resistência, educação

Abstract

The interviewee, Dr. Rhonda Collier, is a professor at University University, and addresses topics such as: belonging; identity and the meanings of belonging to a historically black university in the United States. Interview given to professor Alexandra Lima da Silva.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Alexandra Lima da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

"Cria" da escola pública (com orgulho). Doutora em Educação (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ProPed, 2012), mestra em História Social (Universidade Federal Fluminense/2008), instituição na qual me graduei (bacharelado e licenciatura em História, 2006). Realizei pesquisa de doutorado sanduíche na Universidad de Alcalá (Espanha, 2011),com bolsa CAPES. Fui bolsista doutorado nota 10 da FAPERJ (2011-2012). Atuei como professora adjunta no Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (2013-2015), PPGHIS/UFMT(2014-2016) e ProfHist/UFMT (2015-2018). Fui professora visitante na University of Illinois Urbana-Champaign (Estados Unidos), com bolsa CAPES (PVE Júnior Edital n. 45/2017), no período de janeiro a dezembro de 2019. Realizei pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense com bolsa do CNPQ (2021-22). Realizei missão de pesquisa na Universidad Autónoma de San Luis Potosí/México (CAPES PrInt/2022). Atualmente sou professora associada na Faculdade de Educação da UERJ e professora permanente no ProPed/UERJ. Fui subchefe (2020-2021) e chefe do departamento de Ciências Sociais e Educação (DCSE/EDU/UERJ/2021-2023). Sou conselheira universitária eleita (Representante docente pelo CEH, biênio 2021-2023 e representante docente pela Faculdade de Educação, biênio 2023-2025). Orientei dissertações de mestrado e teses de doutorado em programas de pós-graduação nas áreas de História e Educação. Sou Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ desde 2015 (com renovação em 2018 e 2023); Procientista da UERJ desde 2017 e Bolsista de Produtividade do CNPq desde novembro de 2022 (área de História). Coordenei projetos de pesquisa contemplados em editais da FAPEMAT, FAPERJ, CNPq e CAPES. Tenho produzido livros e artigos nas áreas de História e Educação, com especial atenção aos campos História da Educação e do Ensino de História. Sou escritora de literatura infantojuvenil, tendo inúmeros livros publicados no gênero. Tenho produzido livros com acesso aberto, para a divulgação científica, os quais estão disponíveis no site: https://sementesdebano.com.br/. Compreendo educação como direito humano e um dever do Estado. Defendo a democratização do conhecimento histórico e o direito à memória de grupos historicamente silenciados, para que "nunca esqueçamos todos aqueles que sofreram e morreram porque afirmaram o seu direito humano básico de serem livres"

References

Gates Jr., Henry Louis, and Smith, Valerie A. The Norton Anthology of African American Literature. 3rd ed. New York: W.W. Norton, 2014.

_____ et ali. Call and Response: Key Debates in African American Studies. ‎ W. W. Norton & Company, Inc., 2008.

Published

2023-12-18

How to Cite

SILVA, Alexandra Lima da. Interview with professor Rhonda Collier, by Alexandra Lima da Silva. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01–05, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i3.5024. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5024. Acesso em: 6 dec. 2025.

Issue

Section

ENTREVISTA