O acesso de estudantes com Deficiência Intelectual no Ensino Superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4450

Palabras clave:

Ensino Superior, Deficiência Intelectual, Políticas Públicas, Inclusão

Resumen

RESUMO

Este artigo tem como objetivo contribuir para o debate sobre a importância das políticas públicas inclusivas na sociedade para o acesso de pessoas com Deficiência Intelectual no Ensino Superior. Além disso, com caráter ensaístico, discute sobre as políticas públicas estabelecidas para o acesso e a permanência desses alunos até a conclusão do curso, além da inclusão de pessoas com deficiência intelectual nesses espaços. Com base em artigos publicados, textos online, e na legislação Brasileira, na qual trazem referência sobre o acesso de educação de estudantes com deficiência intelectual no Ensino Superior. O estudo está dividido em duas seções: a primeira sobre políticas públicas de acesso às pessoas com deficiência intelectual e a segunda a inclusão de alunos com deficiência intelectual no Ensino Superior. Com essas leituras, foi possível perceber que o processo de educação inclusiva tem amparo legal desde a educação básica até o Ensino Superior de extrema importância para o processo de inclusão, porém esse processo ainda é recente, e é necessário que essas leis sejam de fato colocadas em prática na realidade das instituições de ensino. 

 

Biografía del autor/a

Cíntia Bissacotti, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduada em Educação Especial - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2019); Especialista em Espaços e Possibilidades para a Educação Continuada - IFSul (2022); Mestranda em Educação na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença pelo Programa de Pós - Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Sílvia Maria de Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em Inovação e Sistema Educativo - Universidad Autonoma de Barcelona (1998), doutorado em Educação - Universidad Autonoma de Barcelona (2003), e pós- doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, educação, educação especial, interdisciplinaridade, aprendizagem e ensino. 

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Publicado

2023-10-26

Cómo citar

BISSACOTTI, Cíntia; PAVÃO, Sílvia Maria de Oliveira. O acesso de estudantes com Deficiência Intelectual no Ensino Superior . CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 01–15, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i2.4450. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4450. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS