A ergonomia e o trabalho docente

Autores

  • Valdirene Barbosa de Sousa Centro Universitário Novafapi - Uninovafapi
  • Maria Gessi Leila Medeiros Universidade Estadual do Piauí - UESP

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v4i3.2927

Palavras-chave:

Ergonomia , Condições de Trabalho, Docente , COVID -19

Resumo

Este estudo tem por objeto o impacto do ensino remoto para a saúde do professor, em home office.Define como problema de pesquisa a seguinte questão: como a ergonomia avalia a prática laboral docente em home office para a saúde do professor durante o período de isolamento social em razão dapandemia do Coronavírus? Assim, este artigo tem por objetivo principal analisar o impacto do ensino remoto para a saúde do professor, à luz da Norma Regulamentadora (NR-17) do Ministério do Trabalho. Para atingir tal objetivo, adota a pesquisa bibliográfica, descritiva e explicativa, com base na abordagem qualitativa. Para embasar o estudo, dialoga com alguns autores, a exemplo de Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Hodges et al. (2020), Láuar et al. (2010), Monteiro e Souza (2020), Tostes et al. (2018),
entre outros, como também utiliza documentos oficiais para fundamentar legalmente a temática aqui abordada. Como resultado, foi verificado que esta modalidade permite analisar ergonomicamente o ambiente de trabalho dos docentes, demonstrando as reais condições de trabalho desses profissionais em trabalho home office gerado pela pandemia da Covid-19, as quais contribuíram para o desenvolvimento de doenças físicas, cognitivas e organizacional, comprometendo, com isso, a qualidade de vida e a dignidade do docente.

Biografia do Autor

Valdirene Barbosa de Sousa, Centro Universitário Novafapi - Uninovafapi

Graduação em GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI (2018). Com Especialização em TUTORIA E GESTÃO DA EAD (2021) e DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR (2022) pela FACULDADE ADEMAR ROSADO. Experiência no setor Administrativo, Assistente de vendas, Recepcionista e Consultora Técnica.

Maria Gessi Leila Medeiros, Universidade Estadual do Piauí - UESP

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2014/2017). Mestra em Educação pela UFPI (2011/2013). Especialista em Direito Civil e Processo Civil pelo CEUT (2010). Especialista em Mediação de Conflitos pela Estácio de Teresina (2018) e em Docência do Ensino Superior pela FAESPI (2016). Bacharelada em Direito e Licenciada em Letras Português, ambas pela Universidade Estadual do Piauí (2004 e 2007, respectivamente). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Instituto de Educação e Tecnologias (INET) (2014). Coordenadora de Políticas Judiciárias de Cidadania do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) - Tribunal de Justiça do Piauí. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gênero e Cidadania (NEPEGECI/UFPI). Coordenadora da Pós-Graduação em Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativa da Escola do Legislativo do Piauí (ALEPI). Integrante do Observatório das Juventudes (OBJUVE/UFPI). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação na Psicologia Sócio-Histórica (NEPSH/UFPI). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Mediação de Conflitos, Justiça Restaurativa e Direitos Humanos com foco na Educação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Clóvis Moura - Teresina-PI. É pesquisadora na área de Cultura de Paz e Mediação de Conflitos. Atualmente, é Docente da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e da Uninassau - Teresina ? PI (Curso de Direito e Pedagogia). Docente de pós-graduação em instituições de ensino superior no Piauí. Com atuação nas seguintes áreas: Direito Civil; Direito Ambiental; Direito Administrativo; Hermenêutica e Argumentação Jurídica; Direitos Humanos; Justiça Restaurativa, Linguagem e Português Jurídico. Na área da Educação: Organização, Legislação e Políticas do Ensino Superior; Sociologia da Educação; Planejamento e Projetos Educacionais; Responsabilidade Social; Financiamento da educação; Planejamento, Execução e Avaliação no Ensino Superior; Fundamentos Teóricos e Práticos da Coordenação Pedagógica; Metodologia da Pesquisa; Didática. Autora de livros e artigos científicos na área da Educação, Educação Jurídica e Direito.

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

SOUSA, V. B. de; MEDEIROS, M. G. L. . A ergonomia e o trabalho docente. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 01-14, 2022. DOI: 10.26694/caedu.v4i3.2927. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2927. Acesso em: 19 abr. 2024.

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