FERRAMENTAS DE SUPORTE AOS GESTORES NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.4906Palavras-chave:
Ensino Superior , Planejamento Estratégico, Gestão de ConhecimentosResumo
Neste artigo, apresenta-se um estudo dos sistemas de planejamento estratégico: análise SWOT, Balanced Scorecard e gestão do conhecimento como dispositivos facilitadores aos gestores que administram uma Instituição de Ensino Superior. Dessa forma, objetiva-se analisar os sistemas utilizados por tais gestores em suas IES, como dispositivos para o planejamento estratégico. A pesquisa foi baseada em um estudo qualitativo, em que foi aplicado um questionário a 100 gestores de Instituições de Ensino Superior no Brasil (Faculdades, Centros Universitários e Universidades), composto por perguntas fechadas e abertas. A pesquisa contém dez descritores, porém, neste artigo, será apresentada uma análise de dois descritores, a saber: quais os dispositivos ou sistemas utilizados para o planejamento estratégico em sua IES, e o uso da gestão do conhecimento como uma ferramenta que facilita o gerenciamento. A coleta dos dados ocorreu no período de agosto/2017 a março/2018 e os dados apresentados foram analisados a partir das narrativas dos sujeitos investigados e discutidos à luz da literatura. Conclui-se que a análise Swot, balanced scorecard e a gestão do conhecimento são sistemas que facilitam estratégias de planejamento nas Instituições de Ensino Superior (IES), apoiando os gestores na tomada de decisões no cotidiano de suas instituições.
Referências
BROWN, John. Pesquisa que reinventa a corporação. In: Gestão do Conhecimento: On Knowledge management. Harvard Business Review; Rio de Janeiro: Campus, 2000, p.145 e 147.
CHIAVENATO, Idalberto. Novos paradigmas: como as mudanças estão mexendo com as empresas. São Paulo: Atlas, 1996.
CRAWFORD, Richard. Na era do capital humano. São Paulo: Atlas,1994.
DAVENPORT, T. & H., PRUSAK, L. Conhecimento Empresarial: como as organizações gerenciam seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 2001. p. 77.
DRUCKER, Peter. O Advento da nova organização. In: Gestão do Conhecimento: On Knowledge management. Harvard Business Rreview; Rio de Janeiro: Campus, 2000.
GARVIN, David. Construção da organização que aprende. In: Gestão do Conhecimento: On Knowledge management. Harvard Business Rreview; Rio de Janeiro: Campus, 2006.
LEITE, F. Gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico: proposta de um modelo conceitual. Master's degree dissertation, Information Science, Universidade de Brasília. 2006.
MATOS, Francisco Gomes. Empresa que pensa. São Paulo: Makron Books, 2006.
MATTAR, F. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas. 1996.
MAXIMIANO, Antonio. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 2007.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001, p.63.
NONAKA, Ikujiro. A empresa criadora de conhecimento. In: Gestão do Conhecimento: On Knowledge management. Harvard Business Rreview; Rio de Janeiro: Campus, 2000.
OLIVEIRA, F. N. G.. Cenários e determinantes na educação superior no Brasil. 1. ed. Curitiba - PR: CRV, 2014. v. 1. 112, p.23.
OLIVEIRA, João Batista Araújo e. A empresa Inteligente. Porto Alegre: Ortiz, 2005.
PORTER, Michael & MONTGOMERY. Estratégia: A busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro; Campus, 2004.
PROBST, Gilbert; RAUB, Stephen; KAI, Rombhardt. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002.
QUINN, J; ANDERSON, P; FINKELSTEIN, S. Gerenciando o intelecto profissional: extraindo o máximo dos melhores. In: Gestão do Conhecimento: On Knowledge management. Harvard Business Rreview; Rio de Janeiro: Campus, 2005.
TEIXEIRA FILHO, Jayme. Gerenciando conhecimento: como a empresa pode usar a memória organizacional e a inteligência competitiva no desenvolvimento de negócios. Rio de Janeiro: SENAC, 2005.
TERRA, José C. Cyrineu. Gestão do Conhecimento: O grande desafio empresarial; São Paulo: Negócio Editora, 2001.
YAKHOU, M., & Dorweiler, V. P. Environmental Accounting: An Essential Component of Business Strategy. Business Strategy and the Environment,2004, p.65-77.
ZABOT, João Batista & SILVA, L. C. Mello. Gestão do Conhecimento: Aprendizagem e tecnologia construindo a inteligência coletiva; São Paulo: Atlas, 2002.p.35.