FERRAMENTAS DE SUPORTE AOS GESTORES NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.4906

Palavras-chave:

Ensino Superior , Planejamento Estratégico, Gestão de Conhecimentos

Resumo

Neste artigo, apresenta-se um estudo dos sistemas de planejamento estratégico: análise SWOT, Balanced Scorecard e gestão do conhecimento como dispositivos facilitadores aos gestores que administram uma Instituição de Ensino Superior. Dessa forma, objetiva-se analisar os sistemas utilizados por tais gestores em suas IES, como dispositivos para o planejamento estratégico. A pesquisa foi baseada em um estudo qualitativo, em que foi aplicado um questionário a 100 gestores de Instituições de Ensino Superior no Brasil (Faculdades, Centros Universitários e Universidades), composto por perguntas fechadas e abertas. A pesquisa contém dez descritores, porém, neste artigo, será apresentada uma análise de dois descritores, a saber: quais os dispositivos ou sistemas utilizados para o planejamento estratégico em sua IES, e o uso da gestão do conhecimento como uma ferramenta que facilita o gerenciamento. A coleta dos dados ocorreu no período de agosto/2017 a março/2018 e os dados apresentados foram analisados a partir das narrativas dos sujeitos investigados e discutidos à luz da literatura. Conclui-se que a análise Swot, balanced scorecard e a gestão do conhecimento são sistemas que facilitam estratégias de planejamento nas Instituições de Ensino Superior (IES), apoiando os gestores na tomada de decisões no cotidiano de suas instituições.

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Biografia do Autor

Eliane Ribeiro Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ UFRJ

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2010), Mestrado em Engenharia de Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação (COPPE) (1993), Especialização em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1988), Especialização em Educação à Distância pelo SENAC (2013) e graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho (1986). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua como Investigador Associado do Centro de Investigações e Estudos em Sociologia (CIES) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e como consultor da Oficina da Pesquisa Ltda. Coordena o Programa de Gestão e Inovação da FACC/UFRJ, desenvolvendo projetos na área de gestão e inovação em parceria com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares ITCP/COPPE, onde atua como Coordenador Executivo e Pesquisador, abordando especialmente os seguintes temas: inovação, geração de trabalho e renda, empreendedorismo e desenvolvimento inclusivo. Atua, ainda, em projetos que abordam a complexidade da instituição universitária na contemporaneidade. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: análise envoltória de dados, multicritério, empreendedorismo, gestão e inovação.

Francisco Nilton Gomes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM

Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza, Bacharelado em Direito pela Faculdade Cenecista- CNEC, Rio de Janeiro; Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza,; Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- (UFGRS). Professor Associado, na Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ - Faculdade de Medicina - Departamento de Terapia Ocupacional, bem como, docente voluntário do Mestrado Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial na Universidade Federal de Santa Maria( UFSM). Linha de pesquisa: Políticas, Avaliação e Gestão em Educação Superior. Acumulo experiência na área de Gestão em Educação superior, Direção de Ensino, Coordenação de Cursos, Coordenação do Programa em Saúde Mental, Tutor e Preceptor da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da UFSM e Avaliador do MEC/INEP. Autor dos Livros: O universo linguístico: uma releitura filosófica na linguagem humana; Cenários e determinantes na educação superior no Brasil: caminhos reflexões sobre as práticas institucionais de ensino; Educação Superior: refletindo caminhos e compartilhando relatos de experiências; Modelos e experiências de uma rede de atenção em saúde mental; Acessibilidade Cultural no Brasil: narrativas e vivências em ambientes sociais e Terapia Ocupacional: Saberes e Fazeres, Sou Pesquisador da Rede de Estudos em Universidade (Rede GEU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- (UFRGS)

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

PEREIRA, Eliane Ribeiro; OLIVEIRA, Francisco Nilton Gomes de. FERRAMENTAS DE SUPORTE AOS GESTORES NO ENSINO SUPERIOR. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–12, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i1.4906. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4906. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS