Água e sustentabilidade no espaço urbano

uma análise socioespacial do riacho inhamum em caxias/maranhão e a contribuição da educação ambiental

Autores/as

  • José Manoel Morais Silva https://orcid.org/0009-0002-5471-8897
  • Edson Osterne da Silva Santos Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Kaique Marlen da Conceição
  • Francisco Welton Machado
  • Ruan Gabriel Linhares Chaves

Palabras clave:

gestão hídrica, justiça social, racismo ambiental, urbanização desordenada

Resumen

A água é um recurso essencial para a vida e o desenvolvimento urbano, mas o acesso desigual a esse recurso é uma realidade ambiental. A pesquisa destaca a problemática da gestão hídrica e da urbanização desordenada que afetam principalmente as populações de baixa renda. O objetivo do estudo é analisar as desigualdades no acesso à água em Caxias enfocando como a urbanização e a falta de infraestrutura impactam a qualidade de vida das comunidades tendo como exemplo o Riacho do Inhamum. Além disso, a Educação Ambiental (EA) emerge como uma ferramenta crucial para sensibilizar e capacitar essas comunidades a compreenderem a importância da água e a participarem ativamente na gestão hídrica. A metodologia aplicada inclui uma pesquisa bibliográfica sobre gestão hídrica e justiça ambiental, além de um estudo de caso do Riacho do Inhamum, que examina a degradação ambiental na região e o saneamento. Os resultados destacam que a degradação dos recursos hídricos no Riacho do Inhamum resulta de gestão inadequada, com assoreamento e esgoto. Comunidades periféricas enfrentam sérios desafios de saneamento, aumentando desigualdades sociais. É urgente repensar a gestão hídrica, priorizando políticas que garantam o direito à água e à inclusão comunitária para promover um desenvolvimento sustentável.

Biografía del autor/a

Edson Osterne da Silva Santos, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, com previsão de conclusão em 2026, e Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - CEAD/UFPI. Formado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2019-2023), possui experiência como professor na Educação Básica – SEDUC (2023) e no ensino superior em Geografia – UFPI (2024); foi bolsista do Programa de Residência Pedagógica (2022-2024), colaborador no PIBEU/UESPI (2022-2025). Pesquisador no PIBIC (2021-2023); Participa de diversos grupos de pesquisa nas áreas de Geografia, História, Meio Ambiente e Pedologia. Também é técnico em Desenho de Construção Civil – IFPI. Suas áreas de atuação incluem ensino de Geografia, componentes/temáticas físicos-naturais e Educação Ambiental (EA).

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Publicado

2025-11-11