ENTREVISTA COM ROGER CHARTIER CONCEDIDA À HISTORIADORA CLAUDETE MARIA MIRANDA DIAS

Autores

  • CLAUDETE MARIA MIRANDA DIAS Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

APRESENTAÇÃO, ENTREVISTA

Resumo

Em uma manhã de setembro de 2004, Roger Chartier nos concedeu esta entrevista, no Hotel Glória, no Rio de Janeiro. Estava no Brasil para participar do II SEMINÁRIO DE HISTÓRIA CULTURAL, no qual apresentou uma palestra sobre a Nova História Cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CLAUDETE MARIA MIRANDA DIAS, Universidade Federal do Piauí

Graduada em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/1973). Especialista em História do Brasil – Universidade Federal Fluminense (UFF/ 1980); Mestrado em História do Brasil – Universidade Federal Fluminense – (UFF/1985); Doutorado em História Social – Universidade Federal do Rio de Janeiro – (UFRJ/1999); Pós-doutorado em História Cultural – Universidade Federal Fluminense – UFF/2003) e Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais – Paris – França (EHESS/2004). Atualmente está em fase final da pesquisa de pós-doutorado sobre a influência cultural francesa na formação dos intelectuais brasileiros e o Brasil como paradigma nos estudos em ciências humanas e sociais em Paris; Professora Adjunto IV, do Departamento de Geografia e História da UFPI desde 1990, quando se transferiu da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde ingressou em 1979; ministra as disciplinas de História do Brasil e do Piauí, História da Arte, História do Presente, História dos Movimentos Sociais e coordena dois trabalhos de extensão universitária: QUE HISTÓRIA É ESSA?, com a colaboração da bolsista Solane Caldas; e o Programa de Educação Ambiental - AMBIENTE-SE, em São Raimundo Nonato-Piauí. Faz parte do quadro permanente do Mestrado em História da UFPI ligada à linha de pesquisa Cultura, Sociedade e Movimentos Sociais, atualmente coordenando o projeto de pesquisa: O PIAUI QUE O BRASIL NÃO VÊ: História, arte e cultura, apoiado pelo CNPq/UFPI, para elaborar a ENCICLOPÉDIA PIAUIENSE, em conjunto com o Prof. Dr. Francisco Alcides do Nascimento. Desde 1980 desenvolve pesquisas em História Social do Piauí - enfocando a guerra da colonização que extinguiu as populações nativas, a formação da sociedade e do aparato político, as lutas pela independência do Brasil, a batalha do Jenipapo e Balaiada, a história biográfica das lideranças populares, os conflitos de terra e a mudança da capital de Oeiras para Teresina, resultando na publicação de livros, artigos, resenhas, reportagens e matérias em jornais e revistas do Piauí, do Brasil e da França.

Referências

- A História Cultural entre Práticas e Representações. Tradução Maria Manuela Galhardo, Lisboa, Difel, 1988, 244p.

- “As Praticas da Escrita”, IN Historia da Vida Privada, 3, Da Renascença ao Século das Luzes, direção: Philippe Ariès e Roger Chartier, São Paulo, Companhia das Letras, 1991. pp.112-161.

- “O Mundo como Representação”, IN Estudos Avançados, Universidade de São Paulo, Volume 5, Numero 11, Janeiro-Abril 1991, pp. 173-191.

- “Textos, impressão, leituras”, IN A Nova História cultural, Lynn Hunt . São Paulo, Martins Fontes, 1992, pp. 211-238.

- “A historia hoje: dúvidas, desafios, propostas”, IN Estudos Históricos, 13, “CPDOC 20 Anos”, Janeiro-Junho 1994, pp. 97-113.

- “Leituras, leitores e ‘literaturas populares’ na Europa do Renascimento”. IN Estudos de Antropologia Social, Vol. 1, Núm. 1, 1995, pp. 49-68.

- “Cultura popular»: revisitando um conceito historiográfico”, IN Estudos Históricos, vol. 8, n° 16, 1995, pp. 179-192.

- “Entrevista com Roger Chartier”, Acervo. Revista do Arquivo Nacional, Vol. 8, No 1/2, “Leituras e leitores”, 1995, pp. 3-11.

- “A visão do historiador modernista”, IN Usos e abusos da História Oral, Organizadoras : Marieta de Moraes Ferreira, Janaína Amado, Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1996, pp. 215-218.

Downloads

Publicado

2005-12-12

Como Citar

MIRANDA DIAS, C. M. . (2005). ENTREVISTA COM ROGER CHARTIER CONCEDIDA À HISTORIADORA CLAUDETE MARIA MIRANDA DIAS. Linguagens, Educação E Sociedade, (13), 137-157. Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1447

Edição

Seção

Entrevista