PSICOLOGIA SOCIAL DO RACISMO: Estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil

Autores

  • LUCIENIA LIBANIA PINHEIRO MARTINS Universidade Estadual do PiauÍ
  • FRANCIS MUSA BOAKARI Universidad Federal de Piauí

Palavras-chave:

Resenha

Resumo

A Psicologia social, um dos campos científicos com vocação mais dinâmica no mundo contemporâneo, repleto de diversidades, ao longo de sua construção preocupou-se em investigar como a presença, implícita ou imaginária de outros indivíduos, sozinhos ou em grupos, afetam uma determinada realidade. Mesmo se colocando dentro desse modo de pensar, ela tem se esquivado e ou se ausentado quando são apresentadas pela sociedade questões que envolvem racismo, discriminação ou preconceito, marcadamente contra brasileiros/as de origem fenotipicamente africana, apesar de saber que esses fenômenos provocam sequelas e sofrimentos psíquicos, de forma individual ou coletiva, sendo um dos principais motivos da existência da Psicologia, a compreensão do sofrimento humano. Especialmente no Brasil, sem levar em consideração as realidades históricas e culturais, essa Psicologia tem reservado um espaço de pouco significado ao estudo de fenômenos que hoje, mais do que nunca, segundo dados do IPEA 2011, podemter uma enorme abrangência, pois, pela primeira vez o número de afrodescendentes ultrapassa os outros segmentos da população brasileira. 

Biografia do Autor

LUCIENIA LIBANIA PINHEIRO MARTINS , Universidade Estadual do PiauÍ

Psicóloga, especialista em Docência do Ensino Superior e Psicopedagogia Institucional, Hospitalar e Clínica, professora da FACIME – Universidade Estadual do PiauÍ.

FRANCIS MUSA BOAKARI, Universidad Federal de Piauí

2 Pós-Ph.D. (Educação para a diversidade). Professor do DEFE e do PPGEd, Centro de Ciências da Educação (CCE), Universidad Federal de Piauí, Teresina, PI.

Referências

CARONE, Iray; BENTO, Maria Aparecida Silva. (Org.). Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. 3. ed., Petrópolis: Vozes, 2007. 189 p.

Downloads

Publicado

2012-12-11

Como Citar

PINHEIRO MARTINS , L. L. ., & BOAKARI, F. M. . (2012). PSICOLOGIA SOCIAL DO RACISMO: Estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Linguagens, Educação E Sociedade, (24), 175-188. Recuperado de http://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1414

Edição

Seção

Resenha