Politica de retratação

Política de retratação

A retratação é um instrumento público para registrar problemas em artigo publicado (Retratação Parcial) ou comunicar o seu cancelamento (Retratação Total) e é parte integral do sistema de comunicação científica.

O procedimento de registro de retratação é iniciado após a identificação do problema. Antes da retratação os Editores entrarão em contato com os autores solicitando informações acerca do manuscrito com problema, dando a possibilidade de defesa e eventuais correções, quando for o caso. As retratações parciais ou totais serão analisadas pelo Conselho Deliberativo da REUFPI e comunicada aos autores.

A retratação poderá ser parcial, com a inclusão de identificação de artigo retratado, com o conteúdo problemático sendo inserido uma mancha preta, impedindo a visualização do conteúdo. Para a retratação total, todo o texto do artigo será suprimido e em seu lugar ficarão as informações da retratação.

Para os autores que incorreram em infrações éticas na publicação, estes ficarão impedidos de enviar novos estudos para a revista por um tempo de um ano.

Referência:

SciELO. Guia para o registro e publicação de retratação. SciELO, 2019.