Knowledge of the team nursing about deep venous thrombosis: subsidies for educational technology
Palavras-chave:
Trombose venosa, Equipe de enfermagem, Conhecimento, Risco, Prevenção e Controle, Tecnologia educacionalResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v9i0.9558
Objetivo: Analisar o conhecimento da equipe de enfermagem sobre trombose venosa profunda com vistas a produção de tecnologia educacional. Metodologia: Estudo exploratório com abordagem qualitativa, realizado em hospital do norte do Brasil, por meio de questionário e entrevista semiestruturada, de fevereiro a junho de 2019, com 12 profissionais de centro cirúrgico, clínica cirúrgica, sala de recuperação pós-anestésica. Análise de conteúdo do tipo temática. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Dentre os enfermeiros (seis), o mesmo quantitativo dos sexos feminino e masculino, idade entre 26 e 41 anos; tempo de trabalho de 01 há 13 anos. Em relação aos técnicos de enfermagem (seis), todos do sexo feminino, idade entre 25 e 43 anos, de 01 há 6 anos de atuação. Emergiram cinco temas: trombose venosa profunda; fatores de risco; complicações; procedimentos que prejudicam a mobilidade; cuidados pós-operatórios com os pacientes de risco. Dos temas elaborou-se o quadro de convergências entre temas e evidências para subsidiar a construção de tecnologia educacional. Conclusão: enfermeiros e técnicos de enfermagem demostraram ter entre conhecimento adequado e parcialmente adequado, o que indica a necessidade de tecnologia educacional para a equipe de enfermagem.
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