Health education with hypertensive illiterates: experience report

Autores

  • Lívia Augusta César da Silva Pereira, Claudete Ferreira de Souza Monteiro, Maria da Conceição de Souza Melo, Isabelly Cristina Honorato de Queiroz Universidade Federal do Piaui

Palavras-chave:

Educação em saúde, Hipertensão, Estratégia Saúde da Família

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8esp77-80

Objetivo: relatar a experiência de ação educativa em saúde junto a um grupo de idosos analfabetos com níveis pressóricos variantes. Metodologia: trata-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência. A ação educativa foi realizada com 58 idosos não alfabetizados, na Unidade Básica de Saúde “Graciosa” em José de José de Freitas/Piauí/Brasil, no período de junho a dezembro de 2018. Utilizou-se por base o Arco de Charles Maguerez. Resultados: os idosos atuaram ativamente identificando problemas que prejudicam o controle dos níveis pressóricos, como: dificuldade de leitura do medicamento, uso incorreto da medicação, polifarmácia e não adesão ao tratamento. Após diagnóstico situacional, realizou-se palestra educativa sobre hipertensão arterial, autocuidado, alimentação saudável e organização dos medicamentos. Realizou-se também, visitas domiciliares para organização dos medicamentos por nome, cor e solicitado apoio familiar para  administração. Considerações finais: Houve adesão dos idosos e familiares, bem como, notou-se a mudança de comportamento para um tratamento mais eficaz. A atividade permitiu ainda a identificação de pacientes que precisavam de acompanhamento mais especializado. A baixa escolaridade/analfabetismo é condição social limitante para leitura da receita médica, distinção dos medicamentos e sua correta ingestão, exigindo que a equipe elabore estratégias que permeiem o entendimento e adesão do paciente...

Downloads

Publicado

2020-11-24

Como Citar

1.
Lívia Augusta César da Silva Pereira, Claudete Ferreira de Souza Monteiro, Maria da Conceição de Souza Melo, Isabelly Cristina Honorato de Queiroz. Health education with hypertensive illiterates: experience report . Rev Enferm UFPI [Internet]. 24º de novembro de 2020 [citado 29º de março de 2024];8(spe). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/562

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.