Educational offices as a strategy for the promotion of adolescent health: experience report

Autores

  • Rodrigo Aragão da Silva, Fábio Solon Tajra Universidade Federal do Piaui

Palavras-chave:

Educação em saúde, Saúde do adolescente, Pesquisa qualitativa

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8esp70-76

Objetivo: descrever a experiência de desenvolvimento de oficinas educativas como estratégia de promoção da saúde do adolescentes. Metodologia: trata-se de um relato de experiência em que foram desenvolvidas atividades de educação em saúde junto aos adolescentes do Bairro Cidade Nova em Timon-MA. Além da aplicação de jogos educativos como estratégias lúdicas, foram realizadas oficinas de trabalho em grupo e de caráter dialógico e participativo, nas quais os jovens foram convidados a refletir sobre a gravidez e infecções sexualmente transmissíveis na adolescência e a produzir um mural informativo. Resultados: Por meio da vivência, pudemos observar que os adolescentes daquele grupo desconheciam as medidas preventivas das infecções sexualmente transmissíveis e da gravidez na adolescência. Em se tratando das estratégias utilizadas, percebemos que os adolescentes, quando incentivados, compartilham as experiências na busca de maior informação sobre os assuntos. Considerações finais: As oficinas educativas demonstraram-se apropriadas para educação em saúde sexual com adolescentes. Foram observadas mudanças na compreensão dos jovens, sobretudo quanto aos métodos contraceptivos e de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis.

Downloads

Publicado

2020-11-24

Como Citar

1.
Rodrigo Aragão da Silva, Fábio Solon Tajra. Educational offices as a strategy for the promotion of adolescent health: experience report . Rev Enferm UFPI [Internet]. 24º de novembro de 2020 [citado 25º de abril de 2024];8(spe). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/561

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.