Permanent education in oncology in a Federal University Hospital
Palavras-chave:
Educação continuada, Oncologia, Pessoal de saúde, Equipe de Assistência ao Paciente, Capacitação profissionalResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.824-9
Objetivo: avaliar a participação de residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde em Oncologia e profissionais de saúde nas reuniões do Grupo de Educação Permanente em Oncologia durante seu primeiro ano de implantação. Metodologia: trata-se de um relato de experiência, descritivo, retrospectivo sobre a implantação da educação permanente no Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia. Para obtenção dos dados pertinentes ao estudo foram utilizados os relatórios de frequência dos participantes nas reuniões científicas e realizada análise descritiva no Microsoft Excel 2010. Resultados: foram desenvolvidos seminários e discussões sobre oncogenética, fisiopatologia do câncer, tipos de tratamento, suas toxicidades e assistência multiprofissional ao paciente oncológico. Durante o desenvolvimento do projeto, os residentes abordaram a maior parte dos temas, assim como foram os mais assíduos nas reuniões científicas em relação aos profissionais, com destaque para a categoria de enfermagem. A participação nas reuniões apresentou crescimento gradativo. Conclusão: esta experiência possibilitou detectar a importância do processo de educação permanente como ferramenta útil na detecção de precariedade na formação dos futuros especialistas, além da interação entre assistência, ensino e pesquisa. A baixa adesão dos profissionais às reuniões pode estar relacionada à alta carga de serviço e/ou ausência de obrigatoriedade da presença nas reuniões.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.