Health education with hypertensive illiterates: experience report

Authors

  • Lívia Augusta César da Silva Pereira, Claudete Ferreira de Souza Monteiro, Maria da Conceição de Souza Melo, Isabelly Cristina Honorato de Queiroz Universidade Federal do Piaui

Keywords:

Educação em saúde, Hipertensão, Estratégia Saúde da Família

Abstract

DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8esp77-80

Objetivo: relatar a experiência de ação educativa em saúde junto a um grupo de idosos analfabetos com níveis pressóricos variantes. Metodologia: trata-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência. A ação educativa foi realizada com 58 idosos não alfabetizados, na Unidade Básica de Saúde “Graciosa” em José de José de Freitas/Piauí/Brasil, no período de junho a dezembro de 2018. Utilizou-se por base o Arco de Charles Maguerez. Resultados: os idosos atuaram ativamente identificando problemas que prejudicam o controle dos níveis pressóricos, como: dificuldade de leitura do medicamento, uso incorreto da medicação, polifarmácia e não adesão ao tratamento. Após diagnóstico situacional, realizou-se palestra educativa sobre hipertensão arterial, autocuidado, alimentação saudável e organização dos medicamentos. Realizou-se também, visitas domiciliares para organização dos medicamentos por nome, cor e solicitado apoio familiar para  administração. Considerações finais: Houve adesão dos idosos e familiares, bem como, notou-se a mudança de comportamento para um tratamento mais eficaz. A atividade permitiu ainda a identificação de pacientes que precisavam de acompanhamento mais especializado. A baixa escolaridade/analfabetismo é condição social limitante para leitura da receita médica, distinção dos medicamentos e sua correta ingestão, exigindo que a equipe elabore estratégias que permeiem o entendimento e adesão do paciente...

Published

2020-11-24

How to Cite

1.
Lívia Augusta César da Silva Pereira, Claudete Ferreira de Souza Monteiro, Maria da Conceição de Souza Melo, Isabelly Cristina Honorato de Queiroz. Health education with hypertensive illiterates: experience report . Rev Enferm UFPI [Internet]. 2020 Nov. 24 [cited 2024 Dec. 23];8(spe). Available from: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/562

Issue

Section

Relato de Experiência

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.