Scientific production about prenatal care in Brazilian nursing dissertations and theses

Authors

  • Juliana de Castro Nunes Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Nelson Miguel Galindo Neto
  • Guilherme Guarino de Moura Sá
  • Luanna dos Santos Rocha
  • Marcela Lourene Correia Muniz
  • Maria de Fátima Costa Caminha

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v11i1.1661

Keywords:

Prenatal care, Nursing research, Graduate nursing education, Nurses and nurses, Academic dissertation

Abstract

Objetivo: Caracterizar a produção científica acerca do pré-natal em dissertações e teses da enfermagem brasileira. Métodos: Estudo descritivo, documental, com abordagem quantitativa, realizado no período de março a abril de 2021, mediante acesso virtual ao Portal de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Resultados: Foram analisadas 320 dissertações e 75 teses, das quais observou-se predominância de estudos das regiões Sudeste (34,9%) e Nordeste (32,9%), orientados por enfermeiros (63,8%) vinculados a universidades públicas (77,9%), de departamentos de enfermagem (49,3%) e saúde coletiva (18,7%), que investigaram a assistência durante o pré-natal (34,7%), a partir de estudos transversais (77,5%), quantitativos (54,7%), realizados com gestantes (55,6%) e em Unidade Básica de Saúde (58,0%). Conclusões: O estudo permitiu compreender como o pré-natal tem sido pesquisado nas dissertações e teses de enfermeiros e as lacunas que podem ser alvo de futuros estudos.  

Published

2022-08-02

How to Cite

1.
Pereira J de CN, Galindo Neto NM, Sá GG de M, Rocha L dos S, Muniz MLC, Caminha M de FC. Scientific production about prenatal care in Brazilian nursing dissertations and theses. Rev Enferm UFPI [Internet]. 2022 Aug. 2 [cited 2024 Dec. 21];11(1). Available from: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/1661

Similar Articles

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)