Perfil clínico-epidemiológico de pacientes internados em enfermaria de neurologia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI)

Autores/as

  • Paulo Filho Soares Marcelino HU UFPI
  • Ana Karoline da Costa Monteiro HU UFPI
  • Tibério Silva Borges dos Santos HU UFPI

DOI:

https://doi.org/10.26694/jcshuufpi.v5i1.2201

Palabras clave:

Neurologia, Enfermaria, Perfil epidemiológico, Prevalência, Doença

Resumen

INTRODUÇÃO: A neurologia é uma especialidade médica que contempla o estudo das doenças do sistema nervoso, com fundamentos registrados desde o século XVII e crescimento exponencial até os dias atuais. As principais doenças neurológicas variam com o local de estudo e seu conhecimento é importante pela sua relevância global. OBJETIVO: Avaliar o perfil clínico e epidemiológico de pacientes neurológicos do HU-UFPI no período de 2018 a 2020. MÉTODOS: Este é um estudo observacional transversal, descritivo e retrospectivo. Foi realizado a partir de dados de prontuários de pacientes internados no HU-UFPI, no período de janeiro de 2018 a dezembro de 2020, após aprovação em Comitê de Ética e Pesquisa da mesma instituição. RESULTADOS: Foram analisados 248 prontuários, com 73 admissões em 2018, 97 em 2019 e 78 em 2020. A idade média foi 47,1 anos, tempo médio de internação 15,9 dias, com pacientes provenientes predominantemente de Teresina. As principais comorbidades foram Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus. Os motivos mais frequentes de internações foram por doenças inflamatórias (42,3%), sendo a Síndrome de Guillain-Barré a principal correspondendo a 26,7% destes casos. As doenças cerebrovasculares foram responsáveis por 29% das internações durante o período do estudo, representadas predominantemente por admissões eletivas para procedimentos diagnósticos (51%). A maioria dos pacientes obteve alta hospitalar, mas apenas cerca de 47,5% destes seguiram com acompanhamento ambulatorial na instituição de estudo. CONCLUSÃO: O perfil das principais doenças internadas no HU-UFPI são neuroimunológicas e com parcial acompanhamento após a alta institucional. Maior atenção necessita ser direcionada a outras condições globalmente prevalentes, como o Acidente Vascular Cerebral.

Biografía del autor/a

Paulo Filho Soares Marcelino, HU UFPI

Médico residente de neurologia do HU-UFPI

Ana Karoline da Costa Monteiro, HU UFPI

Médica residente de neurologia do HU-UFPI.

Tibério Silva Borges dos Santos, HU UFPI

Médico neurologista do HU-UFPI

Publicado

2022-10-04

Cómo citar

Soares Marcelino, P. F., da Costa Monteiro, A. K. ., & Borges dos Santos, T. S. (2022). Perfil clínico-epidemiológico de pacientes internados em enfermaria de neurologia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI). Jornal De Ciências Da Saúde Do Hospital Universitário Da Universidade Federal Do Piauí, 5(1), 23–32. https://doi.org/10.26694/jcshuufpi.v5i1.2201

Número

Sección

Original

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.