Associação das características ecográficas de nódulos tireoideanos com os achados citológicos

Autores/as

  • Ian de Oliveira Silva Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí
  • Aila de Menezes Ferreira Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí

Palabras clave:

Nódulo da Glândula Tireoide, Ultrassonografia, Biópsia por agulha

Resumen

INTRODUÇÃO: Nódulos tireoideanos são bem comuns na população geral, sobretudo em mulheres, chegando a uma prevalência de até 68%. Em 2017, o Colégio Americano de Radiologia propôs um sistema de estratificação de risco (ACR TIRADS) para nortear a punção aspirativa por agulha fina (PAAF). A indicação de PAAF mais difundida baseia-se no ponto de corte de 1,0 cm para maior diâmetro do nódulo. OBJETIVOS: Avaliar a frequência dos achados ultrassonográficos, complicações, categorias ultrassonográficas e possíveis correlações com citologia de nódulos tireoideanos, submetidos a PAAF no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, no período de maio de 2017 a dezembro de 2018. METODOLOGIA: Estudo transversal, descritivo, com coleta retrospectiva dos dados. As variáveis estudadas foram: idade, sexo, tamanho do nódulo, características ultrassonográficas em modo bidimensional, vascularização ao Doppler colorido, ACR TIRADS e Bethesda. Para a análise foram obtidas médias, porcentagens e utilizados testes Qui-quadrado e Kappa. RESULTADOS: Dos 190 pacientes avaliados, 94,7% eram do sexo feminino, com média de idade de 55,9 anos. O diâmetro nodular médio foi de 2,19 cm, sendo a maioria destes sólidos e isoecogênicos, com resultado citológico Bethesda 2. A principal complicação foi o sangramento intranodular. CONCLUSÃO: A correta definição das características ecográficas de nódulos tireoieanos, pode nortear e racionalizar as indicações de PAAF.

Biografía del autor/a

Ian de Oliveira Silva, Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí

Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU/UFPI), Teresina, Piauí, Brasil.

Aila de Menezes Ferreira, Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí

Departamento de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU/UFPI), Teresina , Piauí, Brasil. Mestrado em Diagnóstico por Imagem pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – HCFMUSP –RP, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Publicado

2022-01-06

Cómo citar

Silva, I. de O. ., & Ferreira, A. de M. . (2022). Associação das características ecográficas de nódulos tireoideanos com os achados citológicos. Jornal De Ciências Da Saúde Do Hospital Universitário Da Universidade Federal Do Piauí, 2(3), 38–50. Recuperado a partir de https://periodicos.ufpi.br/index.php/rehu/article/view/1642

Número

Sección

Original

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.