A FILOSOFIA NO ENSINO BÁSICO: DIAGNÓSTICO E PERSPECTIVAS NAS ESCOLAS URBANAS DE TERESINA (PI)

Autores/as

  • Luis Andrés Castillo

DOI:

https://doi.org/10.26694/pet.v2i4.2127

Palabras clave:

ensino de filosofia, escolas urbanas, ensino médio

Resumen

O texto apresenta um mapeamento exploratório inicial da realidade do ensino de filosofia no ensino fundamental e médio na rede de ensino público e privado de Teresina/PI, realizado no ano de 2000,objetivando disponibilizar dados para a organização dessa área de saber como o campo de atuação dos profissionais de filosofia e servir de subsídios à projeção das atividades da universidade na formação desses profissionais e na formulação de políticas de atuação do Departamento de Filosofia/UFPI junto ao ensino básico. O resultado da pesquisa se apresenta na forma de diagnóstico exploratório de natureza quantitativa, especificando aspectos capazes de configurar a realidade da prática pedagógica do ensino de filosofia, tais como: a presença da disciplina no currículo escolar, a carga-horária conferida ao trabalho didático-pedagógico de filosofia, a formação acadêmica dos professores e professoras que ministram a disciplina, os conteúdos programáticos que predominam nos programas da disciplina, a bibliografia básica utilizada como apoio ao trabalho docente, a metodologia deste ensino e a recepção da disciplina entre os estudantes.

Citas

ALBUQUERQUE, M. B. B. Filosofia da Educação: uma disciplina entre a dispersãode conteúdos e a ausência de uma identidade. Perspectiva. 16, 29 (1998): 45-61.

BEZERRA, M.P.S. & PEREIRA, R.M.A. O desenvolvimento do pensar crítico noscursos de magistério 2º Grau. Teresina, UFPI, 1990. (Mimeografado)

CABRAL, C. L. O. A prática do ensino de filosofia no 2º Grau: questõesteóricas/práticas. Teresina, UFPI, 1990. (Mimeografado)

CARRILHO, Manuel Maria. Razão e Transmissão da Filosofia. Lisboa, ImprensaNacional-Casa da Moeda, 1987.

CARTOLANO, M. T. P. Filosofia no ensino de 2º Grau. São Paulo, Cortez/AutoresAssociados, 1985.

CARVALHO, H. B. A. de. O Ensino de Filosofia no 2º Grau: Um estudo exploratóriono curso pedagógico do Instituto de Educação Antonino Freire. Teresina, UFPI,1990. (Mimeografado)

CARVALHO, G. B. O Ensino da Filosofia nos Ciclos Básicos. IN: NETO, H. N. (Org.). AFilosofia e o Ensino da Filosofia. Coletânea de textos distribuídos nos 1° e 2° Encontros

Estaduais de Professores de Filosofia. São Paulo, Editora SEAF, 1986.

CEEFILO – Comissão de Especialistas de Ensino de Filosofia. Descrição, Situação daárea, padrões de qualidade e roteiro de avaliação para fins de autorização de

projetos de cursos de graduação em filosofia. Brasília, MEC, 1998.

COSTA, M. C. V., O Ensino da Filosofia: revisando a história e as práticas Curriculares.Educação e Realidade. 17, 1 (1992): 49-58.

EDUCAÇÃO: LEGISLAÇÃO BÁSICA. Teresina, Secretaria de Educação/ConselhoEstadual de Educação, 1997.

Publicado

2011-01-16

Cómo citar

Castillo, L. A. (2011). A FILOSOFIA NO ENSINO BÁSICO: DIAGNÓSTICO E PERSPECTIVAS NAS ESCOLAS URBANAS DE TERESINA (PI). Cadernos Do PET Filosofia, 2(4), 91–113. https://doi.org/10.26694/pet.v2i4.2127

Número

Sección

ENSINO DE FILOSOFIA

Artículos similares

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.