DO PROJETO CRÍTICO KANTIANO: OS DIREITOS DA RAZÃO ENTRE A LÓGICA DA VERDADE E A LÓGICA DA APARÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.26694/pet.v6i12.2026Keywords:
Kant, ciência, razão, conhecimento, lógicaAbstract
Sobrepondo uma concepção crítica envolvendo os fundamentos do saber às ontologias dogmáticas que se impõem ao trabalho que implica a apreensão das questões filosóficas, o projeto kantiano propõe o fim da filosofia como construção metafísica e a necessidade de se lhe atribuir uma tarefa teórica de caráter essencialmente genealógico e crítico, no sentido que encerra a legitimação do conhecimento racional através da análise das faculdades que se lhe estão atreladas, conforme assinala o artigo, que se detém nos direitos da razão cuja legitimidade a lógica da verdade reconhece e cuja ilegitimidade a lógica da aparência denuncia, convergindo para as fronteiras que encerram a possibilidade da construção do conhecimento científico, à medida que, tornando o entendimento o legislador universal da natureza e circunscrevendo a utilização das categorias aos limites da experiência possível, propõe as condições necessárias para fundá-lo sobre os juízos sintéticos a priori.
References
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução da 1ª edição brasileira coordenada e revista por Alfredo Bossi (revisão da tradução e tradução dos novos textos: Ivone Castilho Benedetti). 5ª ed. (revista e ampliada). São Paulo: Martins Fontes, 2007.
KANT, Immanuel. Acerca da forma e dos princípios do mundo sensível e do mundo inteligível. In: Textos Pré-críticos. Seleção e introdução de Rui Magalhães. Tradução de José Andrade Alberto Reis. Porto: Res, 1983.
, . Crítica da Razão Pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e
Alexandre Fradique Morujão. 5 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
, . Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2007.
, . Lógica. Tradução de Guido Antônio de Almeida. Série Estudos
Alemães (93). 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992.
, . Prolegómenos a toda a metafísica futura. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1988.