CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE AUTONOMIA NA PEDAGOGIA MORAL DE KANT

Autores

  • Rogério Santos dos Prazeres

DOI:

https://doi.org/10.26694/pet.v8i16.1989

Palavras-chave:

Autonomia, Educação Moral, Liberdade, Princípios

Resumo

Neste texto, a proposta é mostrar a centralidade do conceito de autonomia, relacionado com a atualidade da filosofia de Kant, convergente com a pedagogia moral. Para tanto, revisitaremos algumas informações extraídas da obra do filósofo, enquanto contribuições que originaram do contexto do Esclarecimento. A concepção implicada à necessidade da educação do homem distingue-se pelo interesse social e preponderância do bem comum, tendo-se o educando como principal sujeito do processo educacional, segundo o pensamento em que a humanidade é a destinatária e corresponsável pelos efeitos da educação em cada indivíduo.

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Publicado

2017-12-15

Como Citar

Santos dos Prazeres, R. . (2017). CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE AUTONOMIA NA PEDAGOGIA MORAL DE KANT. Cadernos Do PET Filosofia, 8(16), 28–43. https://doi.org/10.26694/pet.v8i16.1989

Edição

Seção

ARTIGOS/ VARIA

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