A CRÍTICA DE RORTY À TEORIA DO CONHECIMENTO COMO ESSÊNCIA ESPECULAR

Autores

  • Jaciara Ribeiro da Silva Cardoso UFPI
  • Edna Maria Magalhães do Nascimento Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/pet.v9i18.1971

Palavras-chave:

Rorty, Representação, Essência especular, Antirrepresentacionismo

Resumo

O presente trabalho investiga a crítica de Rorty à teoria do conhecimento como essência especular. Considerando a ideia presente na tradição filosófica de que o conhecimento verdadeiro é aquele que representa fidedignamente a realidade, Rorty se insurge contra esta posição, argumentado que, o pensamento representacionista se ergueu a partir da crença de que é possível construir descrições do mundo que espelhem sua própria natureza, ou seja, descrições que representem de maneira fidedigna realidade, que é objeto do conhecimento e do mundo, tal como ela é em si mesma, no qual a filosofia criou uma teoria do conhecimento como essência especular. Desse modo, o trabalho direciona-se para a seguinte questão: de que forma, a teoria do conhecimento como essência especular ocasionou pseudosproblemas para a filosofia antirrepresentacionista de Richard Rorty? Sendo assim, este trabalho tentará encontrar uma resposta ou um direcionamento para a resolução desse problema.

Biografia do Autor

Jaciara Ribeiro da Silva Cardoso, UFPI

É graduada em Pedagogia pela UFPI (2015), mestranda em Filosofia pela UFPI (biênio 2017- 2019). Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação e Pragmatismo (NEFEP). É orientada pela profa. Dra. Edna Maria Magalhães do Nascimento.

Edna Maria Magalhães do Nascimento, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (1985); Especialização em Filosofia Contemporânea na PUC - Minas Gerais - (1996); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2002) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais(2012). Concluiu Pós Doutorado em Filosofia - Epistemologia Contemporânea, na Universidade de Navarra - Espanha (2016/17).

Referências

BERNSTEIN, Richard J. The pragamtic turn. Cambrige: Poly Press, 2011.

DESCARTES, René. Meditações metafísicas. Trad. J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. 3 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994. p. 105-294.

DEWEY, John. A arte como experiência. Trad. Murilo Otávio Rodrigues Paes Leme. São Paulo: Abril Cultura,1980.

______. The quest for Certainty: a study of the relation of knowledge and action. Minton: Balch, 1929.

GHIRALDELLI JR., Paulo. Uma nova agenda para a filosofia. In: ______. Pragmatismo e Política. Trad. Paulo Ghiraldelli Jr. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

______. Pragmatismo e outros textos. 2 ed. Trad. Jorge Caetano da Silva e Pablo Rubén Mariconda. São Paulo: Abril Cultural, 1985.

KANT, Immanuel. A crítica da razão pura. Trad. Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. 2 ed. Lisboa: FundaçãoCalousteGulbenkian, 1989

HALL, David. Richard Rorty. Prophet and Poet of the New Pragmatism. Albany State University of New York Pressa, 1994.

IBRI, Ivo Assad. Neopragmatism viewed by pragmatism: a redescription. European Journal of Pragmatism and American Philosophy, sem, v. 1, sem, 2013. https://journals.openedition.org/ejpap/607. (ultimo acessoem 14/12/18).

LAVINE, Thelma Z. America and contestations of modernity: Bentley, Dewey, Rorty. In: Rorty & Pragmatism: the philosopher responds to his critics. Nashville & London: Vanderbilt University Press, 1995.

MENAND, Louis. El club de los metafísicos: história de lasideasen América. Barcelona: Ariel, 2016.

NASCIMENTO, Edna Maria Magalhães do. Dewey e Rorty: da metafísica empírica à metafísica da cultura. Teresina: EDUFPI, 2014.

NUNES, Jordão Horta. Interações simbólicas e dramaturgia: a sociologia de Goffman. Goiânia: Ed. UFG, 2005.

PEIRCE, Charles S. Semiótica e Filosofia. Introdução, seleção e tradução de Octanny Silveira da Mota e LeonidasHegenberg. São Paulo: Cultrix, 1975.

RORTY, Richard. A filosofia e o espelho da natureza. Trad. Antônio Trânsito. Rio de Janeiro: RelumeDumará, 1994.

______. Consequências do Pragmatismo: (Ensaios: 1972-1980). Trad. João Duarte. Lisboa: Instituto Piaget, 1982.

______. Contingência, ironia e solidariedade. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

______. Ensaios sobre Heidegger e outros: escritos filosóficos. Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: RelumeDumará, 1999.

______. Objetivismo, relativismo e verdade. Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: RelumeDumará, 1997.

______. Achieving our country: leftist thought in twentieth century America. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1998.

______. Mind-body identity, privacy, and categories. In: Review of Metaphysics, n. 19, p. 26, september,1965.http://web.csulb.edu/~cwallis/382/readings/482/rorty.mindbody,identity.1965.pdf. (ultimo acessoem 14/12/18).

RYLE; QUINE. et al. Ensaios.Trad. Baltasar Barbosa Filho (et al). São Paulo: Abril cultural, 1985.

RAMBERG, Bjorn. Richard Rorty. Stanford Encyclopedia of Philosophy. Disponível em: <http://plato.stanford.edu/entries/Rorty>. Acesso em: 21 out. 2018.

Downloads

Publicado

2022-02-09

Como Citar

Silva Cardoso, J. R. da ., & Magalhães do Nascimento, E. M. . (2022). A CRÍTICA DE RORTY À TEORIA DO CONHECIMENTO COMO ESSÊNCIA ESPECULAR. Cadernos Do PET Filosofia, 9(18), 12–44. https://doi.org/10.26694/pet.v9i18.1971

Edição

Seção

ARTIGOS/ VARIA

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.