A dificuldade crescente na produção do mais-valor relativo
DOI :
https://doi.org/10.26694/pensando.vol16i39.5949Mots-clés :
Mais-valor relativo, Mais-valor global, Processo de acumulaçãoRésumé
O presente artigo refletirá acerca do mais-valor relativo, buscando demonstrar que, em decorrência de sua própria dinâmica interna, sua produção se torna cada vez mais difícil. Para este fim, serão apresentadas as determinações relativas ao processo de produção do mais-valor, conforme exposição de Marx no Livro I de O Capital. Além disso, com base na conclusão do filósofo alemão, exposta no Livro III de O Capital, de que a massa global de mais-valor é distribuída entre os capitais individuais segundo o princípio da taxa média de lucro, será defendido que a condição para que o processo de acumulação dos capitais individuais se concretize, no curso do tempo, é a expansão dessa massa global de mais-valor. Uma vez que um dos principais métodos de ampliação da massa de mais-valor é a produção do mais-valor relativo, conclui-se que a diminuição crescente da produção do mais-valor relativo torna o processo de acumulação cada vez mais difícil.
Références
GERMER, Claus M. Da Taxa Média de Lucro Industrial à Taxa Média de Lucro Geral e ao Lucro Bancário – uma Formalização com Base em Marx. In: Economia Ensaios: n.37, 2022, p.106-136.
GOUGH, Ian. La teoría del trabajo productivo e improductivo em Marx. In: Críticas de la Economía Política – edición latinoamericana, n.8, 1978, p.76-108.
HEINRICH, Michael. An Introduction to the Three Volumes of Karl Marx´s Capital. Tradução: Alexander Locascio. Nova Iorque: Monthly Review Press, 2012.
HEINRICH, Michael. How to Read Marx´s Capital – Commentary and Explanations on the Beginning Chapters. Tradução: Alexander Locascio. Nova Iorque: Monthly Review Press, 2021.
KURZ, Robert. Dinheiro sem Valor. Tradução: Lumir Nahodil. Lisboa: Antígona Editores
Refractários, 2014.
MARX, Karl. O Capital – Livro I. 2.ed. Tradução: Tradução: Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2017a.
MARX, Karl. O Capital – Livro III. Tradução: Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2017b.
MARX, Karl. Grundrisse. Tradução: Mário Duayer e Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2011.
ROSDOLSKY. Roman. Gênese e Estrutura de O Capital de Karl Marx. Tradução: César Benjamin. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.
SELWYN, Benjamin. Karl Marx, class struggle and labour-centred development. In: Global Labour Journal: v.4, n.1, 2013, p.48-70.
SINGER, Paul. Trabalho Produtivo e Excedente. In: Brazilian Journal of Political Economy: v.1, n.1, 1981, p.101-131.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© PENSANDO - REVUE DE PHILOSOPHIE 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Consulter: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/





















