O modelo estruturalista

Ensino, método e reforço da colonialidade

Autores/as

  • Rodrigo Marcos de Jesus UFMT

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.vol15i34.5647

Palabras clave:

Estruturalismo, Ensino de Filosofia, Colonialidade

Resumen

Este estudo discute o ensino de filosofia destacando um modelo de ensino importante para a institucionalização contemporânea da filosofia entre nós: o modelo estruturalista. Debate as características, as repercussões e os problemas desse modelo. Sublinha o elemento metodológico do estruturalismo e como este reforça a colonialidade do ensino. A análise é feita a partir dos aportes teóricos da filosofia da libertação, do pensamento decolonial e da nova historiografia da filosofia brasileira.

Biografía del autor/a

Rodrigo Marcos de Jesus, UFMT

Professor de Filosofia na Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Filosofia da Religião pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador do PROF-FILO (Mestrado Profissional em Filosofia), núcleo UFMT. Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFMT (Mestrado Acadêmico). Integrante da Rede de pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo, do Grupo Studia Brasiliensia, do Grupo FIBRA (Grupo de Estudos de Filosofia no Brasil/FAJE) e da AFYL (Associação de Filosofia e Libertação - seção Brasil). Foi coordenador do Curso de Graduação de Filosofia Licenciatura da UFMT (2021-2023). Foi Docente Orientador do núcleo Filosofia e Sociologia do Programa de Residência Pedagógica da UFMT (2023). Foi Coordenador de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID Filosofia (2012-2017). Exerceu docência na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Tem experiência e publicações nas áreas de Filosofia e Educação. Áreas de atuação: Educação; Ensino de Filosofia; Filosofia Brasileira; Filosofia da Religião; Ética.

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Publicado

2024-08-16

Cómo citar

MARCOS DE JESUS, Rodrigo. O modelo estruturalista: Ensino, método e reforço da colonialidade. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 124–137, 2024. DOI: 10.26694/pensando.vol15i34.5647. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/5647. Acesso em: 22 nov. 2024.

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