MÚSICA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM NIETZSCHE

Autores

  • Anna Hartmann Cavalcanti Doutora em Filosofia

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.v8i16.5198

Palavras-chave:

Nietzsche, Hanslick, música, palavra, experiência estética

Resumo

Em 1869, ano de início de sua atividade como professor na Universidade da Basiléia, Nietzsche desenvolve em inúmeros cursos e conferências uma reflexão sobre a experiência musical e poética, na qual enfatiza a união da palavra e da música na sensibilidade grega e sua separação na sensibilidade moderna. Esse tema será retomado nos anos seguintes, durante a redação de O nascimento da tragédia, seja na reflexão sobre a arte grega, seja na crítica à ópera moderna, dando lugar a uma investigação sobre a diferença de natureza entre os domínios sonoro e linguístico, aos quais correspondem formas distintas de experimentar a arte. Pretendo, neste trabalho, mostrar como a rede de relações tecida por Nietzsche entre música e palavra permite elucidar não apenas a especificidade da música como arte, mas também a singularidade da experiência estética que ela torna possível.

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Publicado

2018-03-04

Como Citar

HARTMANN CAVALCANTI, Anna. MÚSICA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM NIETZSCHE. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 3–19, 2018. DOI: 10.26694/pensando.v8i16.5198. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3395. Acesso em: 2 jul. 2024.

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