INFLUÊNCIA DE MAURICE BLONDEL NAS POSIÇÕES FILOSÓFICAS DE HENRIQUE CLÁUDIO DE LIMA VAZ
DOI:
https://doi.org/10.26694/pensando.v13i30.13874Palabras clave:
Blondel; Lima Vaz; Filosofia da Ação; Filosofia da Pessoa.Resumen
Neste artigo propomos pensar a respeito da influência de Maurice Blondel sobre a filosofia de Henrique Cláudio de Lima Vaz. Não temos aqui a pretensão de fazer uma avaliação exaustiva dessa influência. Gostaríamos apenas de apontar alguns elementos que possam ajudar a aprofundar essa questão, em pesquisas posteriores. Para isso, procuraremos, em primeiro lugar, identificar as referências que Lima Vaz faz sobre Blondel em suas obras sistemáticas. Em seguida, indicaremos algumas intuições de Lima Vaz que encontram amparo e referência nas obras de Blondel.
Citas
BLONDEL, Maurice. La Accion (1893): ensayo de uma crítica de la vida y de uma ciência de la práctica. Madrid: Biblioteca de autores cristianos, 1996.
DE LUBAC, Henri (org.). Blondel e Teilhard de Chardin: correspondência comentada por Henri de Lubac. Lisboa: Moraes, 1968.
ISASI, Juan María. “Significado de la Filosofia de la Accion”. In: BLONDEL, Maurice. La Accion (1893): ensayo de uma crítica de la vida y de uma ciência de la práctica. Madrid: Biblioteca de autores cristianos, 1996, p.XLV-LXII.
IZQUIERDO, César. “Maurice Blondel, El filosofo de la Accion”. In: BLONDEL, Maurice. La Accion (1893): ensayo de uma crítica de la vida y de uma ciência de la práctica. Madrid: Biblioteca de autores cristianos, 1996, p. XIII- XLIV.
LIMA VAZ, Henrique Cláudio de. Antropologia Filosófica I. 8ed. São Paulo: Loyola, 2006.
LIMA VAZ, Henrique Cláudio de. Antropologia Filosófica II. São Paulo: Loyola, 1992.
LIMA VAZ, Henrique Cláudio de. Escritos de Filosofia V: Introdução à Ética Filosófica II. São Paulo: Loyola, 2000.
LIMA VAZ, Henrique Cláudio de. Escritos de Filosofia VII: Raízes da Modernidade. São Paulo: Loyola, 2002.
PERINE, Marcelo. “Compreender o que se crê. Sobre as raízes cristãs do pensamento de Lima Vaz”. In. OLIVEIRA, Cláudia Maria Rocha de; MELO, Edvaldo Antônio de. O desafio de pensar o próprio tempo. Porto Alegre: Editora Fi, 2022, p. 18-35.
PIMENTEL, Alvaro Mendonça. A “Lógica da ação” de Maurice Blondel: explicitação crítica na Ação (1893). Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Belo Horizonte, 2008.
SCANTIMBURGO, João de. Introdução à Filosofia de Maurice Blondel. Instituto Brasileiro de Filosofia, 1993.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.