Fenomenologia, Política e o Pensamento de Jan Patočka

reverberações latino-americanas

Autores

  • Eduardo Marandola Jr. Unicamp
  • Gustavo Silvano Batista UFPI
  • Vitor Sartori Cordova

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.vol14i32.4704

Palavras-chave:

Terra, Pensamento latino-americano

Resumo

Editorial Dossiê Jan Patočka

Biografia do Autor

Eduardo Marandola Jr., Unicamp

Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2002 e 2003) e Doutorado em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (2008), realizando a Livre Docência na Área do Núcleo Básico Geral Comum (Sociedade e Ambiente) (2016). Atualmente é Professor Associado I (MS 5.1) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp (campus de Limeira), onde coordena o Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência (LAGERR), do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS) e atua como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA). É professor também do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp. É editor da revista eletrônica Geograficidade, do Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural (GHUM/UFF/CNPq), do qual é um dos coordenadores. Coordena o Nomear - Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Geografia (FCA/Unicamp) e é vice-líder do Grupo de Pesquisa Métodos Mistos e Análises Multiníveis (FCA/Unicamp). Tem trabalhado principalmente com perspectivas fenomenológicas, discutindo ontologia, epistemologia e literatura, em busca de abordagens teórico-metodológicas da interdisciplinaridade contemporânea. Interessa-se também pela interface dos estudos urbanos, ambientais e populacionais, em especial mobilidade urbana, riscos e vulnerabilidade e experiência nos processos de mudanças ambientais.

Referências

BERNAL, Diana A. Río sensible: topologías hídricas de la Tierra-Vida. 2022. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

CORDOVA, Vitor S. Artérias e poros interdisciplinares: demarcação de território ou inauguração de possibilidades? Rev. NUFEN, v. 12, n. 1, p. 70-89, 2020.

CORDOVA, Vitor S. Reflexão sobre os movimentos existenciais de Jan Patočka enquanto condição política: a importância da lugarização da existência corpórea. Geograficidade, v. 12, n. 1, p. 94-112, 2022.

CORDOVA, Vitor S.; MARANDOLA JR., Eduardo. A cidade na escala do corpo: por uma política trans-subjetiva na solidariedade dos abalados. Pensando: Revista de Filosofia, v. 28, p. 16-33, 2022.

DE PAULA, Luiz T. Fenomenologia dos espaços públicos: entre a segurança e as incertezas da vida urbana. 2016. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) – Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira.

FERREIRA, Rafael B. A luta pelo significado. A constituição política do Entremeio(s) no mundo-da-vida. 2021. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) –Universidade Federal do Pará, Belém.

FERREIRA, Rafael B. O mundo-da-vida como fundamento vital para as políticas de adaptação. 2016. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) – Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Trad. Fausto Castilho. Campinas: Ed. Unicamp; Petrópolis: Vozes, 2012.

MALDONADO, Stephanie A. Obras que ferem a carne: a arte macabra de Ed Gein. 2020. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) – Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira.

PAIVA, Marcela E. B. Para além do espaço escolar e a pergunta pelos modos de ser da autonomia na educação. 2020. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) – Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira.

PATOČKA, Jan. Heretical Essays in the Philosophy of History. Trans. Erazim Kohák. Chicago: Open Court, 1996.

PATOČKA, Jan. The natural world as a philosophical problem. Trans. Erika Abrams. Evanston: Northwestern University Press, 2016.

SILVEIRA, Heitor M. Arruinamentos no retorno à Terra: fabulando memórias e ruínas. 2018. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) – Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira.

Downloads

Publicado

2023-09-22

Como Citar

MARANDOLA JR., E.; BATISTA, G. S.; CORDOVA, V. S. Fenomenologia, Política e o Pensamento de Jan Patočka: reverberações latino-americanas. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 14, n. 32, p. 1-5, 2023. DOI: 10.26694/pensando.vol14i32.4704. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/4704. Acesso em: 15 jun. 2024.

Edição

Seção

EDITORIAL