A FILOSOFIA COMO A ARTE DE ENSINAR/APRENDER A PENSAR DESDE A MAIS TENRA IDADE

Autores/as

  • Raquel Lima Costa

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.v4i8.1851

Palabras clave:

Pensar, Filosofia, Educação, Filosofia para Crianças

Resumen

Este artigo pretende desenvolver uma análise sobre o que é pensar, o que é o pensamento e porque é que é tão importante sabermos pensar, aprendermos a pensar. Neste sentido, analisaremos a perspetiva de Dewey e de Lipman. Esta investigação sustenta a tese de que o pensar é uma questão central na filosofia e de que urge implementar estirpes filosóficas na nossa sociedade. É essencial fomentar o pensar, aprendermos a pensar, a pensar bem, desde a mais tenra idade. Tal pode ser possível através da Filosofia para Crianças, que tem por base ajudar as crianças e os jovens a pensar. Por conseguinte, iremos aprofundar a perspetiva de Matthew Lipman, mentor do programa de Filosofia para Crianças.

Citas

DEWEY, John. How we Think. New York: Cosimo, 2007.

LIPMAN, Matthew. Thinking in Education. New York: Cambridge University Press, 1994.

LIPMAN, Matthew. Thinking in Education. New York: Cambridge University Press, 2003.

LORIERI, Marcos. Educação para o Pensar. In: CASTRO, Éder e Paula Oliveira. Educando para o Pensar. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

Publicado

2014-07-18

Cómo citar

COSTA, Raquel Lima. A FILOSOFIA COMO A ARTE DE ENSINAR/APRENDER A PENSAR DESDE A MAIS TENRA IDADE. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 178–196, 2014. DOI: 10.26694/pensando.v4i8.1851. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3222. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

ENSINO DE FILOSOFIA EM DEBATE

Artículos similares

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.