A SELEÇÃO GENÉTICA DE EMBRIÕES DEVE SER PROIBIDA POR OFENDER OS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA?
DOI:
https://doi.org/10.26694/pensando.v3i5.759Palabras clave:
seleção genética, diagnóstico genético pré-implantação, portadores de deficiênciaResumen
A seleção genética de embriões humanos algumas vezes é criticada porque se considera que de alguma maneira ela possa prejudicar os portadores de deficiências que já existem. O artigo defende que essa crítica é injustificada. A primeira seção apresenta as questões morais colocadas pelos portadores de deficiências. Em seguida, são apresentados os três argumentos contra a seleção de embriões baseados nos direitos dos portadores de deficiências – o Argumento do Apoio Social, o Argumento da Diversidade e o Argumento da Ofensa. Dentre eles, o terceiro foi considerado o mais consiste e, por isso, a terceira seção é dedicada a sua análise, cuja conclusão é de que a seleção de embriões é consistente com o respeito aos direitos dos portadores de deficiências.
Citas
BOONIN, David. A defense of abortion. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
BROCK, D. Is selection of children wrong? In: SAVULESCU, Julian; BOSTROM, Nick. Human Enhancement. Oxford: Oxford University Press, 2009, p. 251-276.
FRIAS, L. A ética do uso e da seleção de embriões. Florianópolis: Ed. UFSC, 2012.
FRIAS, L. & BIRCHAL, T. Pais surdos devem poder tentar ter filhos surdos? Revista Opinião Filosófica, v. 3, n. 1, 2012.
GILBERT, D. O Que Nos Faz Felizes – o futuro nem sempre é o que imaginamos. Trad. L. Marinho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
GLOVER, J. Choosing children – genes, disability and design. Oxford: Clarendon Press, 2006.
KAHANE, G.; SAVULESCU, J. The welfarist account of disability In: BROWLEE, K.; CURETON, Adam. Disability and disadvantadge. Nova York: Oxford University Press, 2009, p. 15-53.
MCMAHAN, Jeff. The ethics of killing: problems at the margins of life. Nova York/Oxford: Oxford University Press, 2002.
SAVULESCU, J.. Procreative beneficence: why we should select the best children? Bioethics, vol. 5-6, n. 15, p. 413–426, 2001.
SINGER, Peter. Practical ethics. 2a ed. Nova York: Cambridge University Press, 1993.