In the Zone

metáfora e percepção imaginativa na lida habilidosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.vol14i33.4230

Palavras-chave:

Metáfora, Enactivismo, Ver-como

Resumo

Em artigos recentes, Shaun Gallagher e colaboradores estabeleceram uma abordagem segundo a qual metáforas enativas diferem de metáforas linguísticas ao integrarem um know-how habitual, não representacional, que pode ser caracterizado nas bases do ver-como (seeing-as). No presente trabalho, eu examino a contribuição dessa abordagem não apenas para uma teoria contemporânea da metáfora, mas também para a elucidação dos modos de atuação de metáforas na lida habilidosa. Minha posição é de que o modelo não dá conta de situações em que a excelência da ação exija habilidades de ajuste e de transformação online dos modos de percepção e do acoplamento com o ambiente. Buscando uma via alternativa, proponho um modelo de percepção imaginativa que comporte a atuação online de esquemas e imagens mentais nas bases da abordagem simulacionista e multimodal de conceitualização desenvolvida por Lawrence Barsalou.

Biografia do Autor

Diogo Gurgel, Universidade Federal Fluminense

É professor adjunto de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Possui bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Tem experiência de docência em Ensino Médio e Superior (graduação e pós-graduação) na área de Filosofia, com ênfase em linguagem e teoria do conhecimento. Pesquisa atualmente as teorias contemporâneas da metáfora.

Referências

ARISTÓTELES. Poetics. IN: HALLIWELL, Stephen(ed.). The Loeb Classical Library. Cambridge: Harvard University Press, 2000.

BARSALOU, Lawrence. “Perceptual symbol systems”. In: Behavioral and Brain Sciences, v. 22, 1999, pp. 577–609.

______. “Ad Hoc Categories”. In: Memory & Cognition, v.11, n.3, 1983, pp. 211-227.

______. “Situated conceptualization”. In: COHEN, H.C.; LEFEBVRE, C. (ed.) Handbook of Categorization in Cognitive Science. Amsterdam: Elsevier, 2005, p. 619-636.

CLARK, Andy. “Embodied Prediction”. In: METZINGER, Thomas.; WINDT, Jennifer. M.(Eds). Open MIND: 7(T). Frankfurt am Main: MIND, 2015, pp. 1-21.

DI PAOLO, Ezequiel; CUFFARI, Elena.; DE JAEGHER, Hanne., Linguistic Bodies: The Continuity Between Life and Language. Cambridge: MIT Press, 2018.

GALLAGHER, Shaun. Enactivist Interventions: Rethinking the Mind. Oxford: Oxford University Press, 2017.

______. “Are Minimal Representations Still Representations?”. In: International Journal of Philosophical Studies. 16:3, 2008, pp.351-369.

GALLAGHER, Shaun.; LINDGREN, Robb. “Enactive Metaphors: Learning Through Full-Body Engagement”. In: Educational Psychology Review, v. 27, 2015, pp. 391-404.

GALLAGHER, Shaun.; RUCINSKA, Zuzanna.; FONDELLI, Thomas. “Embodied Imagination and Metaphor Use in Autism Spectrum Disorder”. In: Healthcare, v.9, n.200, 2021.

HEMINGWAY, Ernst. The Old Man and the Sea. New York: Scribner, 2003.

HUTTO, Daniel.; MYIN, Eric. Evolving Enactivism: Basic Minds Meet Content. Cambridge: MIT Press, 2017.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors We Live By. Chicago: The University of Chicago Press, 2003.

KÖVECSES, Zoltan. Where Metaphors Come From: reconsidering context in metaphor. New York: Oxford University Press, 2015.

LINS DO REGO, José. Riacho Doce. São Paulo: Global Editora, 2021.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2018.

MONTEIRO, Barbara; TONER, John.; MORAN, Aidan. “Considering the role of cognitive control in expert performance”. In: Phenomenology and the Cognitive Sciences, 14 (4), 2014, p. 1127–1144.

MONTERO. Barbara. Thought in Action Expertise and the Conscious Mind. Oxford: Oxford University Press, 2016.

NOË, Alva. Action in Perception. Cambridge: The MIT Press, 2006.

_____. “Concept Pluralism, Direct Perception, and the Fragility of Presence”. In: METZINGER, Thomas; WINDT, Jennifer (Eds). Open MIND: 27(T). Frankfurt am Main: MIND, 2015.

RITCHIE, David. Context and Connection in Metaphor. New York: Palgrave Macmillan, 2006.

RYAN JR., Kevin; GALLAGHER, Shaun. “Between Ecological Psychology and Enactivism: Is There Resonance?”. In: Frontiers in Psychology, v.11: 1147, (june) 2020.

SEARLE, John. “Metaphor”. In: JOHNSON, Mark (Ed.). Philosophical Perspectives on Metaphor. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2011.

SUTTON, John; McLLWAIN, Doris; CHRISTENSEN, Wayne; GEEVES, Andrew. “Applying intelligence to the reflexes: embodied skills and habits between Dreyfus and Descartes”. In: Journal of the British Society for Phenomenology, 42, 2011, pp.78–103.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Remarks on Philosophy of Psychology. G.E.M. Anscombe e G.H. von Wright (Eds.). Trad. G.E.M. Anscombe. Oxford: Basil Blackwell, 1980.

_______. Tractatus Logico-Philosophicus; Tagebücher 1914-1916; Philosophische Untersuchungen. Frankfurt am Main: Suhrkamp, (Suhrkamp Taschenbuch wissenschaft, v.501), 2006.

Downloads

Publicado

2024-01-23

Como Citar

GURGEL, D. In the Zone: metáfora e percepção imaginativa na lida habilidosa. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 14, n. 33, p. 148-166, 2024. DOI: 10.26694/pensando.vol14i33.4230. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/4230. Acesso em: 19 abr. 2024.