In the Zone

metáfora e percepção imaginativa na lida habilidosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.vol14i33.4230

Palavras-chave:

Metáfora, Enactivismo, Ver-como

Resumo

Em artigos recentes, Shaun Gallagher e colaboradores estabeleceram uma abordagem segundo a qual metáforas enativas diferem de metáforas linguísticas ao integrarem um know-how habitual, não representacional, que pode ser caracterizado nas bases do ver-como (seeing-as). No presente trabalho, eu examino a contribuição dessa abordagem não apenas para uma teoria contemporânea da metáfora, mas também para a elucidação dos modos de atuação de metáforas na lida habilidosa. Minha posição é de que o modelo não dá conta de situações em que a excelência da ação exija habilidades de ajuste e de transformação online dos modos de percepção e do acoplamento com o ambiente. Buscando uma via alternativa, proponho um modelo de percepção imaginativa que comporte a atuação online de esquemas e imagens mentais nas bases da abordagem simulacionista e multimodal de conceitualização desenvolvida por Lawrence Barsalou.

Biografia do Autor

Diogo Gurgel, Universidade Federal Fluminense

É professor adjunto de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Possui bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Tem experiência de docência em Ensino Médio e Superior (graduação e pós-graduação) na área de Filosofia, com ênfase em linguagem e teoria do conhecimento. Pesquisa atualmente as teorias contemporâneas da metáfora.

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Publicado

23-01-2024

Como Citar

GURGEL, Diogo. In the Zone: metáfora e percepção imaginativa na lida habilidosa. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 14, n. 33, p. 148–166, 2024. DOI: 10.26694/pensando.vol14i33.4230. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/4230. Acesso em: 22 dez. 2024.

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