A educação da subjetividade em Kierkegaard e Paulo Freire

Autores/as

  • Cleiton Santos Nunes

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.v2i4.693

Palabras clave:

Inautenticidade; Educação; Singularidade.

Resumen

Este ensaio pretende estabelecer um paralelo entre o filosofo dinamarquês Soren Aybe Kierkegaard e o educador brasileiro Paulo Freire, tomando como base a compreensão de educação da subjetividade nos referidos autores e suas implicações ético-pedagógicas na construção do caráter e da personalidade do indivíduo singular no interior das contradições existenciais, as quais o indivíduo enquanto pessoa humana precisa decidir em concretizar as possibilidades e tornar-se a si mesmo ou permanecer na inautenticidade, no anonimato e na impessoalidade. Ambos os autores, compreendem a educação como um fazer que deva ser capaz de promover a construção da autenticidade das pessoas a partir da transformação das condições da existência.

Citas

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Publicado

2012-05-08

Cómo citar

NUNES, Cleiton Santos. A educação da subjetividade em Kierkegaard e Paulo Freire. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 193–209, 2012. DOI: 10.26694/pensando.v2i4.693. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3101. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS/VARIA

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