A educação da subjetividade em Kierkegaard e Paulo Freire

Autores

  • Cleiton Santos Nunes

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.v2i4.693

Palavras-chave:

Inautenticidade; Educação; Singularidade.

Resumo

Este ensaio pretende estabelecer um paralelo entre o filosofo dinamarquês Soren Aybe Kierkegaard e o educador brasileiro Paulo Freire, tomando como base a compreensão de educação da subjetividade nos referidos autores e suas implicações ético-pedagógicas na construção do caráter e da personalidade do indivíduo singular no interior das contradições existenciais, as quais o indivíduo enquanto pessoa humana precisa decidir em concretizar as possibilidades e tornar-se a si mesmo ou permanecer na inautenticidade, no anonimato e na impessoalidade. Ambos os autores, compreendem a educação como um fazer que deva ser capaz de promover a construção da autenticidade das pessoas a partir da transformação das condições da existência.

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Publicado

08-05-2012

Como Citar

NUNES, Cleiton Santos. A educação da subjetividade em Kierkegaard e Paulo Freire. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 193–209, 2012. DOI: 10.26694/pensando.v2i4.693. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3101. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS/VARIA