A DUPLA TAREFA DA TEORIA DO CONHECIMENTO NO ITINERÁRIO DAS “CINCO LIÇÕES” DE HUSSERL
DOI:
https://doi.org/10.26694/pensando.v7i13.4667Palavras-chave:
Edmund Husserl, Cinco Lições, Teoria do Conhecimento, Tarefa Crítica, Tarefa Positiva, Fenomenologia do ConhecimentoResumo
O presente artigo aborda a dupla tarefa da teoria do conhecimento nas “Cinco Lições” (1907) de Edmund Husserl: a tarefa crítica denuncia o contrasenso inerente aos tipos de ceticismo em relação ao conhecimento; a tarefa positiva promove a pergunta pela essência do conhecimento. O artigo destaca que a dupla tarefa da teoria do conhecimento é o que determina o itinerário das “Cinco Lições”. O artigo revela, por fim, que a teoria do conhecimento equipara-se a uma fenomenologia do conhecimento, e o que vale para esta fenomenologia valerá para a fenomenologia em geral.
Referências
BIEMEL, W. “Einleitung des Herausgebers” (Louvain, 1947). In: Husserl, E. Die Idee der Phänomenologie – Fünf Vorlesungen. Husserliana (Band II). Netherlands: Martinuos Nijhoff, ([1907] 1950). HUSSERL, E. Logische Untersuchungen. Erster Band. Prolegomena zur reinen Logik. Halle a. d. S.: Max Niemeyer, ([1900] 1913). __________. Die Idee der Phänomenologie – Fünf Vorlesungen. Husserliana (Band II). Netherlands: Martinuos Nijhoff, ([1907] 1950). __________. Philosophie als strenge Wissenschaft. In: Logos: Zeitschrift für systematische. Philosophie / Logos, 1910-1911, 53 Seite (n), pp. 289-341. __________. Ideen zu einer reinen Phänomenologie und phänomenologischen Philosophie. Erstes Buch: Allgemeine Einführung in die reine Phänomenologie. The Hague, Netherlands: Martinuos Nijhoff, [1913] 1976. __________. Cartesianische Meditationen und Pariser Vorträge. Husserliana (Band I). Den Haag, Netherlands: Martinuos Nijhoff, 1973. TOURINHO, C. D. C “O exercício da epoché e as variações do transcendente na fenomenologia de Edmund Husserl”. In: Revista de Filosofia – Unisinos, 13 (1), janeiro-abril de 2012, pp. 30-38.