A Posição Original e a justificação da Justiça como Equidade: A impossibilidade da aceitação de princípios utilitaristas para a estabilidade da Estrutura Básica da sociedade
DOI:
https://doi.org/10.26694/pensando.v2i3.507Palavras-chave:
Rawls, posição original, utilidade média, justiça como equidade.Resumo
O presente artigo visa evidenciar os meios através dos quais Rawls refuta a interpretação utilitarista da atual sociedade democrática. Em vista disso, a determinação da estrutura da posição original, bem como do modo de argumentação das partes, formam um trajeto essencial para a consolidação de nossos objetivos. Por fim, a escolha dos dois princípios de justiça, pelas partes, é reconhecida como um modo de garantir os interesses mais fundamentais das pessoas.
Referências
FREEMAN, Samuel R. Rawls. New York: Ed. Routledge, 2007.
KANT, Immanuel. Princípios metafísicos da doutrina do direito. Tradução de Joãosinho Beckenkamp. 2009. (Mimeo).
OLIVEIRA, Nythamar Fernandes de. Rawls. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
RAWLS, John. Theory of Justice. Cambridge, Massachussets: Harvard University Press, 1971.
____. Collected Papers. (Edited by Samuel Freeman) Cambridge, Massachussets: Harvard University Press, 2001.
____. Justiça como eqüidade: uma reformulação. Tradução de Claudia Berliner; Revisão técnica e da tradução Álvaro de Vita. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
____. Justice as Fairness: A Restatement. (Edited by Erin Kelly) Cambridge, Massachussets: Harvard University Press, 2003.
____. O liberalismo político. Tradução de Dinah de Abreu Azevedo; Revisão da tradução Álvaro de Vita. São Paulo: Ática, 2000.
____. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2000 a.
SCANLON, T. M. Rawls on justification. In: The Cambridge Companion to Rawls. Edited by Samuel Freeman. New York; NY: Cambrige University Press, 2003. (p. 139-167).
SCHEFFLER, Samuel. Rawls and Utilitarianism. In: The Cambrige Companion to Rawls. Edited by Samuel Freeman.: New York; NY: Cambrige University Press, 2003. (p. 423-427).