MODELOS TEÓRICOS DE LEITURA: REFLEXÕES E QUESTIONAMENTOS

Authors

  • Antonio Roazzi UFPI

Abstract

Nosso objetivo, neste artigo, foi introduzir três modelos teóricos da leitura: a teoria da dupla via, a teoria da analogia e a teoria dos quatro estágios. Vimos como o modelo teórico da dupla via contém duas vias diferentes explicativas da leitura: a via visual direta e a via fônica indireta. Em seguida, foi introduzida a teoria da analogia de acordo com a qual o leitor utilizaria unidades mais amplas e mais especificas da estrutura ortográfica e fonológica num processo de analogia. Enfim, foi apresentada a teoria dos quatro estágios da leitura de acordo com a qual enfatiza-se o desenvolvimento cognitivo da criança na aquisição da leitura.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

1999-05-22

How to Cite

Roazzi, A. . (1999). MODELOS TEÓRICOS DE LEITURA: REFLEXÕES E QUESTIONAMENTOS . Languages, Education and Society, (4). Retrieved from https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2670

Issue

Section

Artigos