O Efeito de Dominância Assimétrica na preferência do consumidor
DOI:
https://doi.org/10.26694/2764-1392.964Palavras-chave:
Preferência do consumidor, Efeito de Dominância Assimétrica, Economia Comportamental, Efeito-isca, Modelo Logit.Resumo
O presente estudo pretende demonstrar por meio de um experimento realizado no segundo semestre do ano de 2020 com 210 alunos do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Amazonas as implicações do Efeito de Dominância Assimétrica, utilizando dois cenários hipotéticos com milk-shakes como forma de ilustração para observar as preferências dos consumidores na ausência e presença da alternativa “isca”. Utilizou-se o método experimental, para averiguar as implicações do efeito com a aplicação de um questionário online, para a realização da análise estatística foi utilizado dois modelos econométricos, o modelo de Regressão Logit e o modelo Logit Multinomial, modelos cuja variável dependente é caracterizada como qualitativa, permitindo assim chegar ao resultado de que com a mudança de cenários e a presença da opção “isca”, a preferência pela opção maior e mais cara é significante, indicando também uma maior utilidade para o consumidor quando se consome o milk-shake maior e mais caro, que neste experimento era a opção alvo.
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