Obstáculos à inovações na cadeia produtiva da cera da carnaúba

Autores

  • Karla Brito dos Santos Universidade Federal do Piauí
  • Jaíra Maria Alcobaça Gomes Universidade Federal do Piauí
  • Weldo da Luz Nascimento

Palavras-chave:

Cera de Carnaúba, Atividades Produtivas

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar as inovações ocorridas ao longo do tempo nos elos da produção do pó de carnaúba, da indústria de cera de carnaúba e dos fornecedores de máquinas e equipamentos da cadeia produtiva da cera de carnaúba, a fim de compreender os obstáculos que interferem na competitividade dessa cadeia. As informações são baseadas em pesquisa de campo nos três elos investigados. Nos carnaubais, a extração do pó continua sem grandes alterações no seu padrão tecnológico. As indústrias de cera de carnaúba desenvolveram novos tipos de cera, controles de qualidade do pó e da cera e introduziram novos canais de comercialização. A cera de carnaúba continua sendo destinada prioritariamente ao mercado externo, como matéria-prima, denotando o baixo investimento pela indústria na agregação de valor, caracterizando a ausência de cultura empreendedora neste segmento.

Referências

BANCO DO NORDESTE DO BRASIL. A carnaubeira e seu papel como uma planta econômica. Fortaleza: ETENE, 1972.

BAYMA, Cunha. Carnaúba. Rio de Janeiro: Edições SAI. Produtos rurais. n. 9. 1958.

CARVALHO, Joaquim Bertino de Morais. Ensaios sobre a carnaúba. Rio de Janeiro: Serviço de informação Agrícola, 1942.

COSTA FILHO, Raimundo Tomás. Uso Alternativo da Energia Solar na Elevação do Rendimento do Pó Cerífero da Carnaúba. Teresina, set. 2002.

DRUCKER, P. F. O melhor d e Peter Drucker: a administração. Tradução de Arlete Simille Marques. São Paulo: Nobel, 2001.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAF IA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica (PINTEC). Rio de Janeiro, 2005.

LIMA, Correa. A Carnaubeira, a árvore da vida. Discurso proferido na sessão de 19/11/1973 na Câmara de Deputados. Brasília: Centro de Documentação e Informação Coordenação de Publicação, 1974.

SCHU MPETER, J. A Teoria do Desenvolvimento econômico: uma inv estigação sobre lucro, capital, juro e o ciclo econômico. Tradução Maria Sílvia Possas. 3 ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

STAL, E. et al. Inovação: como vencer esse desafio empresarial. São Paulo: Clio Editora, 2006.

WAACK, Roberto S. Gerenciamento de Tecnologia e Inovação em Sistem as Agroindust riais . I n:

ZILBERSZTAJN, Décio; NEVES, Marcos F. (Org.). Economia e Gestão dos Negócios Agroalimentares. São Paulo: Pioneira, 2000, p. 323-347.

Downloads

Publicado

2022-03-10