IMPORTÂNCIA DE CONHECER E CONCEITUAR PRÁTICA EDUCATIVA PARA SUPERAR O COMPLEXO DE GABRIELA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i1.12528

Palavras-chave:

Complexo de Gabriela, Formação de Professor, Prática Educativa

Resumo

Este ensaio reflete sobre a importância de conhecer e conceituar a prática educativa, especialmente, para os professores que sofrem do complexo de Gabriela 1 . É importante que o profissional docente conheça e conceitue a prática educativa? Conceituar a sua prática educativa pode ajudar os professores que sofrem do complexo de Gabriela a superá-lo? O objetivo é identificar as possibilidades que o conhecimento do conceito de prática educativa formalizados por autores de referência na área, como Valle (2002), Rousseau (2004), Vázquez (2007), Freire (1983), Giroux (2003), Apple, Au e Gandin (2011) e Assmann (2001), e o ato de conceituar a sua própria prática educativa podem trazer para ajudar um professor a superar o referido complexo. A prática educativa foi identificada através da análise de algumas obras de referência na área de acordo com as tendências educativas: tradicional, moderna, pós-moderna e contemporânea. Posteriormente, foi discutida a importância de conhecer e conceituar a prática educativa para o professor, inclusive aquele que sofre do complexo de Gabriela. Os resultados evidenciam a grande importância de conhecer e conceituar prática educativa para superar esse complexo e que os novos desafios oriundos das necessidades e da evolução da humanidade trazem para o docente a necessidade de reconceituá-la continuamente.

Referências

GIROUX, Henry A. Atos impuros: a prática política dos estudos culturais. Tradução Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2003.

GÓMEZ, A. I. Perez. Os processos de ensino-aprendizagem: análise didática das principais teorias da aprendizagem. In SACRISTÁN, J. Gimeno, GÓMEZ, A. I. Perez. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. Reimpressão 2007.

MARTINS, Rogério. A Síndrome de Gabriela. 2015. Disponível em http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/a-sndrome-de-gabriela/. Acesso em 16 mai. 2018.

DEMO, Pedro. Habilidades e Competências no século XXI. Porto Alegre: Mediação, 2012.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

SACRISTÁN, J. Gimeno, GÓMEZ, A. I. Perez. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. Reimpressão 2007.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 10 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

VALLE, Lília do. Os enigmas da educação: a Paidéia democrática entre Platão e Castoriadis. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

VÁSQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular Ltda., 2007.

Downloads

Publicado

2021-11-03

Como Citar

OLIVEIRA DOS SANTOS, Lya Raquel. IMPORTÂNCIA DE CONHECER E CONCEITUAR PRÁTICA EDUCATIVA PARA SUPERAR O COMPLEXO DE GABRIELA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 4, n. 1, 2021. DOI: 10.26694/epeduc.v4i1.12528. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1876. Acesso em: 24 nov. 2024.