CAMINHOS DA DOCÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i2.13128

Palavras-chave:

Educação do Campo, Formação Inicial, Residência Pedagógica

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) é um programa que tem por objetivo aprimorar a formação do graduando nos cursos de licenciatura, possibilitando a imersão do aluno na escola a partir da metade do curso, período que coincide com o Estágio Supervisionado. Assim, o presente artigo tem como objetivo compreender a importância do PRP para formação do Educador do Campo. O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa documental e bibliográfica (GIL, 2008) nos quais foram utilizados os fundamentos legais da PRP, Resoluções CNE/CP n. 4/2018, n. 2/2017, n.02/2015; LDBEN n. 9.394/96; Portaria GAB n. 38/2018; Constituição Federal (1988); Editais CAPES; Diretrizes para Formação de Professores da Educação Básica; BNCC; BNC - formação e revisões bibliográficas articuladas aos referenciais de formação de professores, educação do campo e Estágio Supervisionado. A pesquisa foi estruturada descrevendo o Programa Residência Pedagógica enquanto política pública de formação de professores e sobre o PRP e a articulação com o Estágio Supervisionado. Assim, compreendemos que o Programa Residência Pedagógica busca romper com a clássica distância entre a teoria e a prática docente por meio de uma experiência larga e de uma atuação compartilhada entre a universidade e a escola da Educação Básica. Por conter uma carga horária ampliada, colabora para que o futuro docente compreenda a práxis educativa e adquira experiências no âmbito escolar.

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Publicado

2021-11-22

Como Citar

GOMES DE SOUZA RIBEIRO, A. P. .; LAREMBERG ALVES CAVALCANTI, Ágata L. . CAMINHOS DA DOCÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO CAMPO. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 4, n. 2, 2021. DOI: 10.26694/epeduc.v4i2.13128. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1885. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos