REFLEXÕES SOBRE A PSICOLOGIA SOCIAL NO CONTEXTO ESCOLAR

REFLECTIONS ABOUT SOCIAL PSYCHOLOGY IN THE SCHOOL CONTEXT

Autores

  • Alana Prado Rodrigues Universidade Federal do Piauí
  • Franciane Santos Universidade Federal do Piauí
  • Ágata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i1.10755

Palavras-chave:

Psicologia Social, Escola, Educação

Resumo

Este estudo tem como objetivo geral compreender as relações que se estabelecem no contexto escolar, através dos fundamentos da Psicologia Social. Trazemos ao longo desse estudo as contribuições, sentidos e valores que essa disciplina vem influenciado na construção do ser social no ambiente escolar. Diante da dinamicidade da sociedade contemporânea, a escola tem que abandonar certos paradigmas estáticos para acompanhar essa nova configuração social. No entanto, para que ocorra essa mudança, é necessário iniciar com a mudança de pensamento sobre ela, enquanto instituição social, responsável pela formação do indivíduo. Ao longo desse estudo, recorremos às lentes da Psicologia Social para compreender as relações que se estabelecem dentro da escola. A pesquisa desenvolvida é de natureza bibliográfica (GIL, 2011). Assim, compreendemos que a Psicologia Social no contexto escolar pode auxiliar na compreensão das relações que envolvem não somente a aprendizagem, mas também, os conflitos escolares, lutas de classes, relações de poder, dentre outros. Possibilitando aos sujeitos da comunidade escolar uma estrutura mais crítica, transformadora, dialética, ética e afetiva.

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Publicado

2020-06-02

Como Citar

PRADO RODRIGUES, A. .; SANTOS, F. .; LAREMBERG ALVES CAVALCANTI, Ágata L. . REFLEXÕES SOBRE A PSICOLOGIA SOCIAL NO CONTEXTO ESCOLAR: REFLECTIONS ABOUT SOCIAL PSYCHOLOGY IN THE SCHOOL CONTEXT. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 3, n. 1, 2020. DOI: 10.26694/epeduc.v3i1.10755. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1841. Acesso em: 9 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos