Antropologia e educação quilombola: etnicidade e mediação

Autores/as

  • Neusa Gusmão Antropóloga e Profa. Titular

DOI:

https://doi.org/10.26694/rer.v3i01.11628

Palabras clave:

Antropologia, etnicidade, mediação, educação quilombola

Resumen

 uma no estado de São Paulo e outra no estado do Rio de Janeiro, a título de exemplos da luta por educação específica e diferenciada, ou seja, a luta por uma educação quilombola. Pretende-se considerar em tais contextos, a questão da etnicidade e da mediação para evidenciar as experiências vividas que se revelam como aprendizagens em contextos de mudanças sociais e políticas que se fazem necessárias no campo da luta pela terra e por direitos específicos.

Citas

ARRUTI, J.M. “Políticas públicas para quilombos: terra, saúde e educação”. In: PAULA, M.; HERINGER, R. (orgs.) Caminhos Convergentes. Estado e sociedade na superação das desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Böl Stiftung/ActionAid, 2009, pp. 75-110. Disponível em: http://geraaufms.blogspot.com/2011/06/jose-mauricio-arruti-politicas-publicas.html Acesso em: 13/11/2018

BEZERRA, Marcos Otávio. Prefácio. In: VALLE, Carlos G. Etnicidade e Mediação. São Paulo: Annablume Editora, 2015, pp. 7-12

BRANDÃO, Carlos R. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2004.

GUSMÃO, Neusa M. M. Terra de Pretos, Terra de Mulheres, Terra, Mulher e Raça num Bairro Rural Negro. Brasília: Ministério da Cultura, Fundação Cultural Palmares, 1995, 1ª edição.

GUSMÃO, Neusa M. M. “Os desafios da diversidade na escola”. In: GUSMÃO, Neusa M. M. (Org.). Diversidade, cultura e educação: olhares cruzados. São Paulo: Biruta,2003, pp. 83-105.

GUSMÃO, Neusa M. M. “Africanidades e Brasilidades: desafios da formação docente”.

REALIS - Revista de Estudos AntiUtilitaristas e Pós-Coloniais, 2 (1), jan-jun 2012: 93-108. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/realis/issue/view/1166 . Acesso em 12/03/2020

GUSMÃO, Neusa M. M. “Quilombo Campinho da Independência: direito insurgente, luta quilombola e educação”. In: ROJAS, A.; PIRES, Antonio Liberac C. S.; GOMES, Flávio dos Santos. Territórios de Gente Negra. Processos, transformações, adaptações sobre Colômbia e Brasil. Coleção Uniafro, v. 17, Cruz das Almas: Editora UFRB; Belo Horizonte: Editora Fino Trato, 2016a, pp 359-378.

GUSMÃO, Neusa M. M. “Antropologia, Cultura e Educação na Formação de Professores”. Revista Anthropológicas, Ano 20, 27(1), 2016b: 45-71. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/issue/view/1405 Acesso em: 10/02/2020

GUSMÃO, Neusa M. M. Prefácio. In: NASCIMENTO, Raimundo N. Ferreira. Antropologia, interculturalidade e educação escolar em Roraima. Curitiba: Appris Editora, 2017.

GUSMÃO, Neusa M. M. “Quilombos e quilombolas: dizeres acadêmicos, jurídicos e políticos na dança das Categorias”. Texto inédito, 2020a (aceito para publicação)

GUSMÃO, Neusa M. M. “Antropologia, Educação e Ética: desafios no e do campo científico”. Texto inédito. No prelo. 2020b

GUSMÃO, Neusa M.M.; SOUZA, Márcia Lúcia A. “Educação Quilombola entre saberes e lutas”. In: DAUSTER, Tania; TOSTA, Sandra P.; ROCHA, Gilmar (orgs.) Etnografia e educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012, pp. 222- 245.

GUSMÃO, Neusa M. M. “Etnografias na/e educação: um olhar sobre quilombolas no Brasil e africanos em Portugal. Dossiê Estudos Etnográficos em Educação”. Revista Contemporânea de Educação, 13 (26), jan/abr 2018: 125 – 145. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/issue/view/969. Acesso em 20/12/2019.

OLIVEIRA, Amurabi. “Antropologia e Antropólogos, Educação e Educadores: o lugar do ensino de Antropologia na formação docente”. PerCursos, 13 (01), jan - jun 2012: 120 – 132. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/issue/view/255 Acesso em: 25/04/2020

RIBEIRO, Gustavo Lins. “Poder, redes e ideologia no campo do desenvolvimento”. In: ZHOURY, Andréa. Desenvolvimento, reconhecimento de direitos e conflitos territoriais. Brasilia-DF; ABA, 2012, pp. 196 – 229.

SANTANA, José Valdir J; EUGÊNIO, Benedito G; OLIVEIRA, NAKSON W.S.; PEREIRA, Claudia de J. “A Educação Escolar Quilombola na ANPED: análise da produção do GT. 21 – Educação e Relações Étnico-Raciais”. ACENO, 3(6), Ago - Dez 2016: 137-158. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/article/view/4333/pdf Acesso em: 02/05/2020

SOUZA, Marcia Lúcia Anacleto. Educação e Identidade no Quilombo Brotas. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação, UNICAMP, 2009.

VALLE, Carlos G. Etnicidade e Mediação. São Paulo: Annablume Editora, 2015.

Publicado

2020-09-26

Cómo citar

GUSMÃO, Neusa. Antropologia e educação quilombola: etnicidade e mediação. Revista EntreRios do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 09–26, 2020. DOI: 10.26694/rer.v3i01.11628. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/entrerios/article/view/5209. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.