A modernização da tradição da cultura: um relato de experiência do projeto “Capoeira no Corpo e no Livro”

Autores

  • Camila Souza de Jesus Universidade Federal da Bahia
  • Deivison dos Santos Braga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Paulo Cesar da Silva Gonçalves Universidade Federal da Bahia
  • Bruno Otávio de Lacerda Abrahão Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26694/rer.v5i2.13426

Palavras-chave:

Capoeira, Covid-19, Ensino Remoto, Tradição, Modernidade

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo narrar a experiência do “Projeto Capoeira no corpo e no livro - um diálogo com a cultura afro-brasileira através da literatura de cordel” contemplado por edital público promovido pela Secretaria Municipal da Educação de Salvador/ BA que visava promover o ensino da cultura popular em escolas do município. As restrições de atividades tidas como não essenciais e o distanciamento social sugeridos pelas autoridades sanitárias em todo o país fizeram com que as atividades tivessem que ser adaptadas para o formato remoto, experiência inédita para os mestres e mestras que participaram do Projeto. Nesse sentido, optamos pelas videoaulas, de forma assíncrona para que os/as discentes pudessem assistir aos conteúdos em consonância com seus responsáveis. Para além disso, com a implementação deste projeto, tivemos que ressignificar a nossa prática, antes presencial, o que nos fez refletir a pensarmos sempre em avaliarmos o nosso trabalho.

Biografia do Autor

Camila Souza de Jesus, Universidade Federal da Bahia

Graduada no Bacharelado Interdisciplinar em Artes pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduanda do curso de Licenciatura em  Pedagogia e Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) pela Universidade Federal da Bahia.

Deivison dos Santos Braga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Jorge Amado (Unijorge)

Especialista em Educação, Gênero e Diversidade pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e mestrando em História da África, da diáspora e dos povos indígenas (UFRB).

Paulo Cesar da Silva Gonçalves, Universidade Federal da Bahia

Graduado em Letras pela Universidade Católica do Salvador. Mestre em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia e Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia.

Bruno Otávio de Lacerda Abrahão, Universidade Federal da Bahia

Bacharel e Licenciado em Educação Física (2002), pela Universidade Federal de Viçosa; Especialista em Filosofia (2006), pela Universidade Federal de Ouro Preto; Mestre (2006) e Doutor (2010), em Educação Física pela Universidade Gama Filho, na área de concentração "Educação Física e Cultura". É professor adjunto do departamento de Educação Física, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Leciona e orienta no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA na linha de pesquisa "Lazer, Cultura Corporal e Educação".

Referências

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Publicado

2023-07-11

Como Citar

SOUZA DE JESUS, Camila; SANTOS BRAGA, Deivison dos; SILVA GONÇALVES, Paulo Cesar da; LACERDA ABRAHÃO, Bruno Otávio de. A modernização da tradição da cultura: um relato de experiência do projeto “Capoeira no Corpo e no Livro”. Revista EntreRios do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 64–83, 2023. DOI: 10.26694/rer.v5i2.13426. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/entrerios/article/view/5155. Acesso em: 22 dez. 2024.

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